Educadores apresentam o resultado do Pnaic

Objetivo é que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade

Por Assessoria de Comunicação , fonte Secretaria Municipal de Educação
Publicado em 30/12/2015 às 10:26  •  atualizado há 1 segundo

Há três anos, a Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Educação, vem investindo na capacitação de dezenas de educadores da rede de ensino municipal em adesão ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, do MEC. Neste mês, dezenas de professores apresentaram os trabalhos de conclusão do curso de alfabetização e participaram de um seminário de encerramento das atividades.

“É visível a melhora dos resultados dos alunos desde a implantação do PNAIC. O nosso objetivo é garantir que, no próximo ano, este programa continue e que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental”, disse a secretária de Educação, Maria Aparecida Vetorazzi Vargas.

A coordenadora municipal do PNAIC, Eni Silva Gomes, comentou que o seminário é o trabalho final do programa onde os profissionais tem a oportunidade de discutir e contar as suas experiências.

“Este momento é fundamental, pois a partir daqui os professores podem ter novas ideias para implantar durante as aulas e incentivar cada vez mais os seus alunos”.

Ao longo de 2015 foram realizados com os educadores encontros trimestrais para avaliar os trabalhos aplicados nas salas de aula. O destaque em sala de aula foi a utilização de jogos e brincadeiras par auxiliar no aprendizado e alfabetização.

“Este ano trabalhamos com um resgate de brincadeiras antigas e de confecção dos próprios brinquedos. Realizamos um trabalho de equipe com outros professores e pudemos perceber que o aprendizado e a brincadeira podem caminhar juntos e que as crianças ficaram ainda mais participativas com esta iniciativa”, contou a professora da escola Delfino Batista Vieira, Cássia Mara Silveira Leal.

A professora da escola Dalila de Castro Rios, Rubiana Ribeiro de Mendonça, também participou do seminário e ressaltou a importância do programa nas escolas.

“O tema deste ano, que foi jogos e brincadeiras, motivou ainda mais a participação das crianças. Tivemos um resultado muito positivo, principalmente com a parte da inclusão social na qual percebemos que os alunos no final dos trabalhos estavam mais acolhedores com as crianças especiais”, falou.

Saiba Mais

O PNAIC é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, Estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, oito anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização nos três primeiros anos de estudo. Os professores recebem cursos de formação continuada de alfabetizadores.

Clique na imagem e veja a galeria de fotos

Assista a matéria

Educadores apresentam o resultado do Pnaic

Noticia Excelente agenda na tarde de ontem (13) com o Governador Renato Casagrande Foi realizada uma agenda de grande importância para nosso Caparaó. há 1 mês  •  Prefeitura Municipal