Secretaria de Educação, Cultura e Esporte

Educação Especial em foco

Por Maralins Rezende, fonte Secretaria de Educação
Publicado em 04/12/2019 às 15:19  •  atualizado há 2 dias

Aconteceu nesta terça-feira (03) o encerramento da Formação Continuada para Cuidadores - FCC. Os cuidadores são os profissionais que fazem a mediação entre o professor e o aluno com deficiência e também atende as necessidades de locomoção, alimentação e higiene dos alunos. Para que esse serviço seja feito de forma qualitativa, a Secretaria de Educação promove a formação desses profissionais que, após se submeterem ao processo seletivo e passarem, frequentam a formação de forma sistemática para qualificação na prestação do serviço.

Durante todo o ano letivo, os cuidadores fazem essa formação no prédio da Secretaria de Educação no contra turno, onde são ministrados sobre Transtornos do Neurodesenvolvimento (TDAH, Autismo, Dislexia, TOD) deficiência intelectual entre outros assuntos que fazem parte do contexto escolar dos alunos com especificidades. A secretaria de educação oferece aos cuidadores no final da formação, o certificado com carga horária de até 160 horas, válido como comprovação de qualificação para concursos e processos seletivos.

Antes do encerramento da formação, as responsáveis pelo Projeto FCC, Maralins L. Rezende e Silvana da Costa Rodrigues, reuniram os pais e responsáveis dos alunos público-alvo da educação especial para ouvi-los a respeito do trabalho desenvolvido pelos cuidadores, todos os pais e responsáveis se manifestaram positivamente, relatando avanços importantes nos filhos que sem a presença do cuidador seria praticamente impossível.

A educação especial na perspectiva da Inclusão no município de Iúna/ES tem seguido os parâmetros legais da Inclusão, a fim de promover garantia de vida digna, integridade física e moral e o livre desenvolvimento da personalidade de todas os alunos com deficiência da rede municipal.

O Projeto FCC já contemplou mais de 150 cuidadores qualificando este profissional no manejo com o aluno público alvo da educação especial. Nosso município é pioneiro no que se refere a Inclusão Escolar, não há nos arredores um projeto que ofereça esse tipo de formação para os profissionais da educação especial e sai na frente quando o assunto é respeito pela diversidade e a preservação da equidade no contexto escolar.

Educação Especial em foco

Noticia Servidores da Educação recebem orientação técnica sobre o programa Educação Conectada Escolas Municipais de Iúna integram o programa de política de inovação a Educação Conectada. há 7 meses  •  Secretaria de Educação, Cultura e Esporte

Noticia Grande Torneio de Futsal Feminino de 2022 No dia 24 de abril, nossa cidade vai sediar o primeiro campeonato de futsal feminino 2022. Serão 11 equipes participantes. A partir das 8 horas no Ginásio de Esportes de Nossa Senhora das Graças. há 7 meses  •  Secretaria de Educação, Cultura e Esporte

Noticia Transporte Universitário: Prefeitura convoca estudantes para preencher formulário O levantamento é importante para que o município conheça o público universitário e possa fomentar investimentos. há 8 meses  •  Secretaria de Educação, Cultura e Esporte