Ecoárea Caparaó das Águas

O Projeto Ecoar promove ações de educação ambiental com o objetivo de contribuir para a melhoria do meio ambiente.

Por Secretaria Municipal de Educação
Publicado em 14/11/2012 as 16:53  •  atualizado há 1 segundo

O município de Iúna, juntamente com os municípios vizinhos: Irupi, Ibatiba, Ibitirama e Muniz Freire fazem parte da Ecoárea Caparaó das Águas, e sob coordenação do Professor Felipe Chrisóstomo, de Cariacica ES.

Do dia 11 a 15 de junho de 2012 as professoras Rosemery Pinto de Souza e Iolanda Benta de Almeida Vial, participaram da capacitação do Ecoar (Escola, comunidade, ambiente e responsabilidade) no Sítio Toinzé, capacitação que foi patrocinada pela Arcelormittal e realização IEMA e execução técnica do Instituto ECOS.

Na semana seguinte um projeto nascia na EMEF Deolinda Amorim de Oliveira. Com o apoio e garra de toda equipe da escola e coordenação da Professora Iolanda Vial, a escola elaborou e executou o Projeto “Líquido Precioso: Água”.

Ao longo dos meses de junho a outubro, muitas atividades foram desenvolvidas na escola, como concurso de desenho e redação, visitas à nascentes e locais de captação de recursos hídricos, criação de uma logomarca para o projeto, montagem de maquetes, jogos pedagógicos, experiências, personalização de cartazes, palestras, entrevistas, participação da comunidade em reuniões e execução de algumas etapas do projeto, além do apoio do comércio local.

Para o Diretor da Escola Deolinda, Senhor André Luiz Ferreira “foi um verdadeiro trabalho de equipe”.

A culminância do Projeto se deu em dois momentos, no dia 26/10 uma caminhada de sensibilização pala manhã pelo centro da cidade e a tarde caminhada de sensibilização pelo bairro Quilombo. No dia 31/10 uma Feira Expositiva e Cultural coroou o Projeto, com seis stands (nascentes e captação de recursos hídricos, reaproveitamento da água da chuva e ciclo da água, experiências hídricas, curiosidades, brincando e aprendendo “jogos pedagógicos”, e recadinhos ecoanos) além do desfile do Rei e Rainha, Príncipe e Princesa das Águas coroando os alunos Gabrielly Silva Serrano “Rainha das Águas” e Luciano Germano Santos como Rei das Águas, Tuania Aparecida Ribeiro Alves como Princesa das Águas e Mateus Borel como Príncipe das Águas. As apresentações culturais coreografadas pelos professores Adriano Quaresma, Karla Valéria, Milena Fontoura e Érika Diniz, deixaram a noite ainda mais brilhante.

O evento contou com a presença do Coordenador da Ecoárea Caparaó das Águas, que declarou estar maravilhado com o resultado do projeto, os alunos, a equipe, enfim com a  escola. Esteve presentes também prestigiando o evento fazendo parte do corpo de jurados o Senhor Júlio Cezar de Melo, a Senhora Deysi Jordem, a Senhora Cássia Mara Silveira Leal, além da Secretária Municipal de Educação Senhora Vera Lúcia Almeida Furtado e o Coordenador de escolas e creches Robson Gonçalves da Silva, que não mediram esforços em apoiar o Projeto Líquido Precioso: Água. A comunidade não deixou por menos, compareceu em peso para prestigiar o evento da escola.

ESCOLA DEOLINDA ENSINANDO E APRENDENDO O RESPEITO AO MEIO AMBIENTE.

Lembrando que esse projeto está inscrito no Prêmio Ecologia 2012 em quatro categorias: categoria educacional, categoria fotografia, categoria desenho de 05 a 10 anos e de 10 a 18 anos.

Ecoárea Caparaó das Águas

O Projeto Ecoar promove ações de educação ambiental

Noticia Processo Seletivo para os cargos de Professor, Cuidador e Monitor de transporte escolar As inscrições vão do dia 04/12/2019 a 09/12/2019. há 6 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia DEZEMBRO VERMELHO: Saúde realiza Campanha de combate à Aids Uma programação especial com ações de promoção à saúde marcará a Campanha Dezembro Vermelho em Iúna, realizada em função do Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. há 12 dias  •  Prefeitura Municipal