Diretoria do Conselho Municipal de Cultura é definido e FUNCULTURA é aprovado em Iúna

Além dessas pautas foi apresentada a Lei Paulo Gustavo.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Subsecretaria de Cultura
Publicado em 26/08/2022 às 08:49  •  atualizado há 1 dia

Aconteceu na última quarta-feira (24), na Subsecretaria Municipal de Cultura, uma reunião com os membros do Conselho Municipal de Cultura (CMC), onde foi posto em pauta a eleição da Diretoria, a apresentação dos membros de dez categorias, a aprovação do plano de ação do FUNCULTURA e da Lei Paulo Gustavo (nº 195/2022).

Sob aprovação dos membros do Conselho de Cultura de Iúna, a Diretoria é composta pela Presidente Maria da Penha de Barros Pereira e como suplente Adalto Gomes Faria, pelo Secretário-Geral José Saloto Sobrinho e a suplente Pâmela Andrade Gomes.

De acordo com o Decreto 059/2022, sobre a nomeação dos Membros do Conselho Municipal de Cultura, as dez categorias são: Subsecretaria Municipal de Cultura; Representante da Secretaria Municipal de Educação; Representante da Secretaria Municipal de Gestão, Planejamento e Finanças; Representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo; Representante da Subsecretaria Municipal de Esportes; Artes Musicais; Artes Visuais e Audiovisuais; Folclore e Tradições Culturais; Artesanato; e Literatura.

O Fundo de Cultura (FUNCULTURA) do Estado do Espírito Santo é uma forma de financiamento de atividades culturais para artistas, produtores e agentes culturais do estado desde 2009, conferida na Lei Complementar nº 458 de 21/10/2008. Esse recurso visa fomentar a criação, a produção e a distribuição de produtos e serviços que usem o conhecimento e a criatividade como principais recursos produtivos no estado.

Por aprovação em unanimidade pelo conselho, alguns projetos a serem contemplados com o FUNCULTURA serão da área da música, dança, bate flecha, grafite, banda marcial, teatro e apresentações culturais.

Sobre a Lei Paulo Gustavo (n° 195/2022), as ideias a serem propostas para a plano de ação se dará na próxima reunião, para que os membros possam pensar em ideias de aplicação possível e efetiva para o município.

Outro assunto abordado na reunião foi o cancelamento do Festival de Inverno, que seria realizado nos dias 19 e 20 de agosto e a Festa da Cidade nos dias 21, 22, 23 de outubro de 2022, eventos cancelados por motivo de ajustes orçamentário por parte da Prefeitura Municipal de Iúna.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

01:22