Diagnóstico do Turismo em Iúna efetiva metas para alavancar oportunidades

A avaliação e Plano de Ação para a Qualificação do Turismo, de 26 páginas, foi apresentado na noite de ontem para empresários, moradores e autoridades durante evento na Câmara de Iúna

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 27/07/2022 às 09:09  •  atualizado há 3 dias

A Secretaria de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo de Iúna apresentou, na noite de ontem, o diagnóstico de competitividade do Turismo no município durante evento realizado na Câmara Municipal de Iúna. A avaliação e Plano de Ação para a Qualificação do Turismo, de 26 páginas, foi realizado com a consultoria do Sebrae para efetivar demandas importantes para alavancar o Turismo da região.

A subsecretária de Turismo Tatiane Santos ministrou a apresentação destacando as principais metas para efetivar ações de sucesso potencializando o turismo em Iúna abrangendo a região do Caparaó. O projeto Planejar Turismo, Conectar Pessoas é um Programa de conexão lideranças públicas, empresariais e Instituições de interesse no desenvolvimento da cadeia de valor do setor turístico, visando ao Planejamento e cocriação de projeto municipal de desenvolvimento do turismo que integre ações dos diferentes fatores.

Conforme dados do projeto, a construção deste planejamento municipal de turismo, grupo de lideranças do município terá ainda o suporte qualificado para a operacionalização de parte de planejamento.

Entre as metas concluídas e em andamento estão o diagnóstico e análise da situação atual dos municípios envolvidos e o Mapa Estratégico Municipal de Turismo, de cada um dos municípios atendidos já concluídos. O suporte a criação de projeto para captação de recursos aplicado a cada destino a partir de ação priorizada pelos representantes municipais no programa teve início em março 2022, juntamente com o autodiagnóstico orientado de Iúna foi demandado pelo município ao Sebrae a elaboração de um projeto para qualificação do turismo no município, com ganhos em sua Competitividade como Destino Turístico.

O prefeito de Iúna Romário Batista Vieira falou sobre a importância do projeto. “Conquistamos o Prêmio do Sebrae Prefeito Empreendedor com projeto elaborado voltado para o Turismo. Então, esse diagnóstico só reafirma o nosso trabalho forte e com dedicação para garantir que o nosso turismo cresça ofertando oportunidade para todos. Vamos seguir trabalhando para concretizar mais esse grande trabalho”, disse Romário.

Participaram do evento empresários,  o secretário de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo, Manoel Gomes, diretora de Turismo, Victoria Garcia, chefe de Gabinete, Breno Oliveira, secretário de Agriculta, João Marcos  Gava, o assessor de comunicação da Prefeitura de Iúna, David Florenço, os vereadores Emanuel Garcia, Helton Amorim e Emerson Santos, as representantes do Sebrae a consultora Tessa Soyka  e a analista técnica Kelly Premoli.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Diagnóstico do Turismo em Iúna efetiva metas para alavancar oportunidades