Secretaria de Saúde

Coronavírus: Prefeitura de Iúna já distribuiu cerca de 12 mil máscaras no município para proteger a população

O uso da máscara é obrigatório nas ruas de Iúna, conforme Decreto Nº 48/2020, publicado pelo Executivo no dia 25 de maio de 2020.

Por Vanessa Leocádio Adami, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 09/07/2020 às 15:55  •  atualizado há 15 horas

Em mais uma medida contra o novo Coronavírus e com a determinação do uso obrigatório de máscaras, a Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Saúde, através dos agentes comunitários e agentes de endemias do município, vem realizando a distribuição de máscaras para a população iunense. O objetivo é aumentar as medidas de prevenção e diminuir os casos de contaminação pela doença. No município, o uso da máscara é obrigatório nas ruas, conforme Decreto nº 48/2020, publicado pelo Executivo.

Foi feita a compra de inicialmente 30 mil máscaras com o objetivo de prevenir a propagação do novo Coronavírus e para proteger a população. Até o momento já foram entregues cerca de 12 mil máscaras nas localidades dos bairros Quilombo, Centro, Guanabara, Nossa Senhora da Penha, Córregos Reserva, do Meio, Perobas, Santo Antônio, Recanto Feliz, Boa Esperança, Anta, Bonsucesso, Vargem Alegre, Cachoeira Alegre, Ponte Alta, Lage, Nossa Senhora das Graças, Boa Sorte, Barra da Boa Sorte, Triste Sorte, Veados, Socorro, Morro Redondo, Barra, Vila Nova, Trindade, Santa Clara do Urbano, Mafra, Pequiá, Fazenda Alegria e Pouso Alto.

A distribuição está sendo nos domicílios através dos ACS e ACE. A entrega é realizada direto nas residências. Durante a entrega, a equipe informa aos cidadãos que a melhor prevenção contra o Coronavírus é o isolamento social, salientando que cada cidadão somente deve sair de casa quando for estritamente essencial. Caso a pessoa precise sair, deve utilizar a máscara, além de seguir todas as recomendações e restrições, ressalta a Secretária de Saúde Vanessa Leocadio Adami.

O Prefeito Weliton Virgílio informa que as máscaras estão sendo distribuídas gratuitamente à população do município, obedecendo o planejamento feito pela Secretaria de Saúde, como forma de seguimento do protocolo preventivo para proteção das pessoas contra a infecção de Covid-19. Salientamos que a única forma cientificamente comprovada e eficaz de evitar a contaminação é o isolamento social, contudo, se for sair de casa, use máscara.

A ação tem caráter orientativo e educativo. As equipes estão autorizadas a acionar a fiscalização responsável no caso de comércio e empresas prestadoras de serviços que não estão cumprindo as normas durante a situação de emergência provocada pela pandemia.

As máscaras entregues pela Secretaria de Saúde são embaladas individualmente e contam com folhetim de orientações de uso e lavagem. No decorrer da entrega, o servidor também orienta que elas devem ser higienizadas antes do uso. O panfleto faz outras orientações:

Fundamentais neste período de pandemia, as máscaras são confeccionadas com tecido 100% algodão, possuem camada dupla e seguem os padrões recomendados de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mapa de Risco 40

Noticia Iúna entra para o Risco Alto no 40º Mapa de Risco Covid-19 A classificação terá vigência entre a próxima segunda-feira (18) e o domingo (24). há 2 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Nota informativa: Covid-19  há 3 dias  •  Secretaria de Saúde

Mapa de Risco 40