Prefeitura Municipal

Conheça a diferença entre lixo seco e úmido

Entenda e faça o descarte correto.

383

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 20/10/2022 às 13:31  •  atualizado há 7 horas

A maior parte do lixo no mundo é produzido domesticamente. Portanto, é muito importante que cada pessoa que produz o lixo faça o descarte correto para que este chegue ao destino final também de forma correta, ou seja, separar o que é ou não reciclável.

Mas afinal você sabe o que é lixo seco e o que é lixo úmido?

É considerado lixo seco materiais e resíduos que podem ser limpos e tratados para serem reciclados ou reutilizados, como por exemplo, papelão, garrafas pet, plástico, papel, metal, latas de refrigerante, jornal, isopor e garrafa de vidro.

O lixo seco é todo tipo de material que não esteja contaminado ou sujo por outras substâncias. Para que seja reciclado, é preciso que o material estela limpo e livre de umidade.

Já o lixo úmido é aquele que não pode passar por nenhum processo de lavagem ou limpeza, ou seja, não pode ser reciclável. Como por exemplo, restos de comida, cascas de frutas, papel higiênico, caixas de pizzas, bitucas de cigarro, vidro quebrado e fraldas.

Em várias cidades há lixeiras coloridas que auxiliam na hora de descartar materiais. O plástico deve ser colocado na lixeira vermelha, papel na azul, metal na amarela, vidro na verde, pilhas e baterias na laranja, lixo hospitalar na branca, madeira na preta, radiativo na roxa e orgânico na marrom.

Separar os resíduos secos dos úmidos facilita o processo de coleta e reciclagem das indústrias e cooperativas, o lixo já chega em seu destino sem precisar passar pelo processo de separação. Esse processo evita que alguns materiais recicláveis fiquem sujos ao terem contato com o lixo úmido, se houver contaminação do resíduo reciclável ele pode perder a capacidade de reutilização.

Tem algum material que você joga fora e não foi citado acima? Se você pensou em pilhas, baterias e outros componentes químicos, saiba que eles não podem ser descartados como seco e nem úmido. Eles devem ser entregues em pontos específicos, a maioria das lojas que vendem esses produtos costumam recolhe-los após o uso. Se o descarte for feito de maneira errada eles podem poluir o solo e a água, contaminando os alimentos e trazendo danos para o meio ambiente.

A separação correta do lixo diminui a produção de resíduos, consome menos energia, utiliza menos recursos naturais e garante mais sustentabilidade ao planeta. É importante que empresas e indústrias também façam a separação de seus resíduos e apostem na reciclagem como uma forma de economizar e fazer sua parte com relação ao cuidado do planeta.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) cerca de 80 milhões de toneladas de lixo são geradas por ano no Brasil, mas somente 4% são recicladas. Nem todos os municípios brasileiros contam com a coleta seletiva de lixo, isso significa que o lixo é descartado no meio ambiente, contaminando o solo e lençóis freáticos, aumentando o aquecimento global e gerando o desperdício de energia e água.

Sabia que há lixo em Marte deixado por humanos?

Há muitos anos é posto em discussão os efeitos negativos que o lixo mundial causa no planeta Terra. Mas esse tema vai além do simples fato de você diminuir a produção de lixo e separá-lo de maneira correta. Além mesmo! Além no sentido de ultrapassar a camada de atmosfera que envolve o planeta.

Em Marte há equipamentos inativos, destroços, partes de naves e outros resíduos que já somam mais de 7kg. Até agora 14 missões até Marte deixaram quase 20 objetos para trás. O motivo desse lixo é a engenharia das naves, que têm como módulos de proteção, escudos térmicos, paraquedas e equipamentos de pouso, todos descartados quando chegam à superfície do planeta.

Vale lembrar, também, que em março desse ano, um pedaço de foguete caiu na lua. São mais de 180 toneladas de lixo, incluindo equipamentos de sonda, rangers lunares e até 96 sacos plásticos com fezes, urinas e vômitos. De acordo com a NASA, está sendo analisada a possibilidade de recolher os dejetos na próxima missão lunar tripulada, a missão Artemis III, prevista para 2025, sendo a primeira vez que os astronautas pisarão na Lua desde a missão Apollo 17 da NASA em 1972.

David P. Florenço
Assessoria de Comunicação
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Fotos

Conheça a diferença entre lixo seco e úmido

https://iuna.es.gov.br/l/cbb0M.html

Publicações relacionadas

Noticia Iúna está entre os municípios com dispensa de alvarás e licenças O relatório do 3º trimestre de 2022 foi publicado pelo Ministério da Economia em 20 de outubro de 2022. há 5 horas  •  Prefeitura Municipal

02:45

Vídeo SOS Abelhas em Iúna mobiliza estudantes do Ensino Fundamental  há 6 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Representantes do turismo de Iúna participam do pré-teste Roteiros no Caparaó O SEBRAE realizou dois dias de testes turísticos com membros do Comitê Gestor de Roteiros e empresários integrados ao roteiro. há 8 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Nota de pesar: Ivonilda de Fátima da Silva  há 9 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Nota de esclarecimento sobre cursos de terceiros em redes sociais Publicações patrocinadas não tem ligação nenhuma com a Prefeitura de Iúna. há 1 dia  •  Prefeitura Municipal

Noticia Iúna ultrapassa limite mínimo do FUNDEB Os gastos municipais com educação devem atingir no mínimo 70% do que é previsto na Lei Federal nº. 14.113/2020. há 1 dia  •  Prefeitura Municipal

Noticia Iúna participa de oficina sobre pecuária e animais silvestres Muitas vezes felinos atacam rebanhos e causam prejuízos aos criadores. há 1 dia  •  Prefeitura Municipal

Noticia Município de Iúna adquire mais dois novos caminhões Os veículos foram entregues em Vitória. há 1 dia  •  Prefeitura Municipal

02:44:42

Vídeo Licitação N° 65/2022 Registro de Preços de recauchutagem de pneus  há 1 dia  •  Prefeitura Municipal

Noticia Feira Livre dessa semana será na quinta-feira A data teve alteração por causa dos jogos da Copa do Mundo 2022. há 2 dias  •  Prefeitura Municipal

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade