Conheça a diferença entre lixo seco e úmido

Entenda e faça o descarte correto.

Publicado em 20/10/2022 às 13:31  •  atualizado há 1 hora

A maior parte do lixo no mundo é produzido domesticamente. Portanto, é muito importante que cada pessoa que produz o lixo faça o descarte correto para que este chegue ao destino final também de forma correta, ou seja, separar o que é ou não reciclável.

Mas afinal você sabe o que é lixo seco e o que é lixo úmido?

É considerado lixo seco materiais e resíduos que podem ser limpos e tratados para serem reciclados ou reutilizados, como por exemplo, papelão, garrafas pet, plástico, papel, metal, latas de refrigerante, jornal, isopor e garrafa de vidro.

O lixo seco é todo tipo de material que não esteja contaminado ou sujo por outras substâncias. Para que seja reciclado, é preciso que o material estela limpo e livre de umidade.

Já o lixo úmido é aquele que não pode passar por nenhum processo de lavagem ou limpeza, ou seja, não pode ser reciclável. Como por exemplo, restos de comida, cascas de frutas, papel higiênico, caixas de pizzas, bitucas de cigarro, vidro quebrado e fraldas.

DISK DENÚNCIA (28) 99940-5094

Em várias cidades há lixeiras coloridas que auxiliam na hora de descartar materiais. O plástico deve ser colocado na lixeira vermelha, papel na azul, metal na amarela, vidro na verde, pilhas e baterias na laranja, lixo hospitalar na branca, madeira na preta, radiativo na roxa e orgânico na marrom.

Separar os resíduos secos dos úmidos facilita o processo de coleta e reciclagem das indústrias e cooperativas, o lixo já chega em seu destino sem precisar passar pelo processo de separação. Esse processo evita que alguns materiais recicláveis fiquem sujos ao terem contato com o lixo úmido, se houver contaminação do resíduo reciclável ele pode perder a capacidade de reutilização.

Tem algum material que você joga fora e não foi citado acima? Se você pensou em pilhas, baterias e outros componentes químicos, saiba que eles não podem ser descartados como seco e nem úmido. Eles devem ser entregues em pontos específicos, a maioria das lojas que vendem esses produtos costumam recolhe-los após o uso. Se o descarte for feito de maneira errada eles podem poluir o solo e a água, contaminando os alimentos e trazendo danos para o meio ambiente.

A separação correta do lixo diminui a produção de resíduos, consome menos energia, utiliza menos recursos naturais e garante mais sustentabilidade ao planeta. É importante que empresas e indústrias também façam a separação de seus resíduos e apostem na reciclagem como uma forma de economizar e fazer sua parte com relação ao cuidado do planeta.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) cerca de 80 milhões de toneladas de lixo são geradas por ano no Brasil, mas somente 4% são recicladas. Nem todos os municípios brasileiros contam com a coleta seletiva de lixo, isso significa que o lixo é descartado no meio ambiente, contaminando o solo e lençóis freáticos, aumentando o aquecimento global e gerando o desperdício de energia e água.

Sabia que há lixo em Marte deixado por humanos?

Há muitos anos é posto em discussão os efeitos negativos que o lixo mundial causa no planeta Terra. Mas esse tema vai além do simples fato de você diminuir a produção de lixo e separá-lo de maneira correta. Além mesmo! Além no sentido de ultrapassar a camada de atmosfera que envolve o planeta.

Em Marte há equipamentos inativos, destroços, partes de naves e outros resíduos que já somam mais de 7kg. Até agora 14 missões até Marte deixaram quase 20 objetos para trás. O motivo desse lixo é a engenharia das naves, que têm como módulos de proteção, escudos térmicos, paraquedas e equipamentos de pouso, todos descartados quando chegam à superfície do planeta.

Vale lembrar, também, que em março desse ano, um pedaço de foguete caiu na lua. São mais de 180 toneladas de lixo, incluindo equipamentos de sonda, rangers lunares e até 96 sacos plásticos com fezes, urinas e vômitos. De acordo com a NASA, está sendo analisada a possibilidade de recolher os dejetos na próxima missão lunar tripulada, a missão Artemis III, prevista para 2025, sendo a primeira vez que os astronautas pisarão na Lua desde a missão Apollo 17 da NASA em 1972.

Conheça a diferença entre lixo seco e úmido

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 19 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna deseja Feliz Páscoa aos munícipes Que este período de Páscoa seja marcado por gestos de solidariedade, compaixão e união. há 22 horas  •  Prefeitura Municipal

Vídeo Licitação CP Nº 86/2023 - Obra de construção de Ponte no Parque Industrial Execução da obra de construção de Ponte no Parque Industrial, Rua Vereador Braz Lofêgo, Guanabara, Iúna/ES. há 4 dias  •  Prefeitura Municipal