Capacitação Étnico Racial reúne cerca de 50 servidores em Iúna

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Iúna firmou o compromisso com o Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial, afim de implementar no município as ações afirmativas e promover a igualdade racial.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 20/10/2022 às 10:02  •  atualizado há 9 horas

Aconteceu ontem (19) em Iúna a 1ª Capacitação Étnico Racial para Servidores, uma realização da prefeitura em parceria com os municípios de Ibatiba e Serra, como prática de combate ao racismo e a promoção de igualdade social.

O evento contou com a presença da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social – Lusmar Souza da Cunha Vieira (Tuca), a Assistente Social do CRAS - Naira Saturno, diretores, pedagogos, trabalhadores da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), CRAS, Programa Criança Feliz, CREAS, SCFV da criança e do idoso, APAE, Secretaria de Saúde, conselheiros tutelares, subsecretaria de cultura e o setor de comunicação.

Teve palestras com a Coordenadora Geral do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) - Silvana Reis dos Anjos, o Técnico Administrativo do NEABI - Manoel Moura Moraes, a discente do IFES representante do povo Puri - Maria Luísa Moreira, e membros do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial (CEPIR) Fátima Tolentino Silva, Noemi Dandara Rangel Monteiro e Ana Paula Lyra dos Santos.

Foram abordados temas como os direitos de índios e negros no ambiente escolar, a diferença entre negro, preto e pardo, e até a conscientização sobre os cuidados ao se referir a uma pessoa de acordo com sua etnia.

O público presente participou tirando dúvidas e comentando sobre os assuntos abordados pelos palestrantes. Teve até uma história de superação, na qual Miriam Nascimento de Saturno conta que enquanto estava no segundo ano do curso de Direito, foi surpreendida com sua demissão através de seu patrão de trabalho por ela ser negra. Imediatamente a estudante fez um boletim de ocorrência e voltou ao local de trabalho acompanhada de policias onde o patrão precisou indenizá-la pagando os anos restantes do curso.

Essa história se repete todos os dias em todo o mundo, porém nem todas as pessoas buscam informações sobre seus direitos por medo do que pode acontecer em seguida.

A Capacitação Étnico Racial faz parte dos compromissos firmados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social com o Estatuto de Igualdade Racial, garantindo a promoção de igualdade racial no município.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Capacitação Étnico Racial reúne cerca de 50 servidores em Iúna