Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda (04)

A vacina ficará disponível no Posto de Saúde da Beira Rio até o dia 22 de maio

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 30/04/2015 as 18:25  •  atualizado há 1 segundo

A campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira, dia 04 de maio, no posto de Saúde do Centro (Beira Rio). A imunização protege contra dois vírus, o da gripe comum e da gripe H1N1, e a dose aplicada protege por um ano. A ação segue em Iúna até o dia 22 de maio.

Devem ser vacinados adultos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e  5 anos de idade, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

O público-alvo da campanha são pessoas com maior tendência para desenvolver complicações em decorrência da gripe, seja porque possuem o sistema menos desenvolvido, no caso das crianças, ou porque têm o organismo mais debilitado, como é o caso de idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas.

Segundo a coordenadora de Imunização da Prefeitura de Iúna, Rutiléia Oliveira Rodrigues, a vacinação reduz a mortalidade e as internações causadas pela gripe. “A vacina reduz as complicações causadas pelo vírus, principalmente o número de internações, assim como a mortalidade causada pelas infecções desta doença”, explicou.

De acordo com a referência técnica, a campanha será realizada no momento adequado, pois o período ideal para vacinação contra gripe é o outono, entre os meses de março e maio. A vacina leva até 14 dias para fazer efeito e começar a proteger a pessoa, e que o importante é que prazo seja cumprido antes do inverno.

Dicas

- A vacinação reduz em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global.

- Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%.

- Durante o outono e o inverno evite locais fechados, lave sempre as mãos com água e sabão e descarte corretamente no lixo os lenços de papel.

Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda (04)

Vacinação contra gripe- foto Romero Mendonça

Noticia Iúna terá SAMU em 2020 Prefeito Weliton Virgílio e Secretária de Saúde Vanessa Leocadio Adami participam de reuniões que discutem a melhor forma de implantar o SAMU Regional. há 10 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Comunidade de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue  há 14 dias  •  Secretaria de Saúde