Campanha de Multivacinação começa no dia 18 em Iúna

Vacinação é obrigatória para todas as crianças menores de cinco anos. Em Iúna, todos os postos vão disponibilizar as doses de vacina.

Por Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 14/08/2012 às 16:55  •  atualizado há 1 mês

No dia 18 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde iniciará a Campanha de Multivacinação. A vacinação é obrigatória para todas as crianças menores de cinco anos.

A mobilização pela multivacinação ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto, sendo que o dia 18 é o dia “D” (dia da mobilização nacional) e pretende atualizar a caderneta de vacinação das crianças de até cinco anos, conforme o calendário básico de vacinação.

“É importante manter as crianças imunizadas e com a carteira de vacinação em dia. Essa é uma campanha específica que pretende contribuir para a erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis em Iúna”.

Atualização da carteira

Os responsáveis pelas crianças devem comparecer em um dos postos de saúde do município de Iúna, das 8h às 16h, portando a Caderneta de Saúde da criança para que ela seja avaliada e o esquema vacinal atualizado de acordo com a necessidade de cada um.

Duas novas vacinas são incluídas no calendário infantil

Serão introduzidas as vacinas pentavalente e injetável contra poliomielite.

O governo federal anunciou a introdução de duas novas vacinas no calendário básico de vacinação infantil. A vacina injetável contra a poliomielite (conhecida como Salk) e a vacina pentavalente, que reúne em uma única dose imunizações contra cinco doenças.

Segundo o Ministério da Saúde, as duas novas vacinas serão utilizadas a partir deste mês. A dose injetável contra a pólio, contudo, será aplicada apenas nas crianças que estão iniciando o calendário de vacinação.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a introdução da vacina injetável contra a pólio, feita com o vírus inativado, reduz riscos de possível contágio pela doença. No ano passado, informou, foram registrados dois casos suspeitos de paralisia supostamente causados pela aplicação da vacina oral (conhecida como Sabin). "Com a aplicação da dose injetável, o risco é quase nulo", afirmou. Ao todo, serão 8 milhões de doses da nova vacina.

Por enquanto, a aplicação da dose injetável não irá retirar do calendário de vacinação as doses orais, já aplicadas nas campanhas de imunização. Segundo o governo, será aplicado um esquema sequencial, com as duas vacinas até que a doença seja totalmente erradicada. A imunização injetável será aplicada aos 2 e aos 4 meses de idade, e a vacina oral será usada nos reforços, aos 6 e aos 15 meses de idade.

A vacina pentavalente reunirá em uma única dose imunizações contra difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo B e hepatite B. Atualmente, a imunização para estas doenças é oferecida em duas vacinas separadas.

Novo calendário

Outra mudança será feita no calendário básico de vacinação a partir do segundo semestre deste ano. Antes, a criança precisava ser vacina do nascimento até os seis meses, sem intervalo, e com doses de imunizações diferenciadas contra as doenças. Veja o calendário completo com as mudanças.

Agora, a vacina BCG e contra a Hepatite B será feita ao nascer e depois somente com dois meses, onde receberão a dose da nova vacina pentavalente e da poliomelite inativada. Todas as as outras duas vacinas que antes eram aplicadas aos dois meses - vacina oral Rotavírus Humano e vacina pneumocócida 10 - seguirão mantidas de forma igual no calendário. As segundas doses das vacinas de poliomielite inativada e da pentavalente serão realizadas aos quatro meses.

A vacina pentavalente ainda terá uma terceira dose de aplicação, aos seis meses. Neste período, a criança também receberá a dose da vacina oral contra a poliomelite e a vacina pneumocócica 10.

Informações do Ministério da Saúde

Campanha de Multivacinação começa no dia 18 em Iúna

Campanha de Multivacinação

Noticia CONSUS: Pacientes da UBS Centro e Córrego do Recreio já podem utilizar o aplicativo O aplicativo CONSUS é uma opção para evitar filar na hora de agendar consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). há 2 dias  •  Secretaria de Saúde