Caminhos do campo: governador percorre estrada que será pavimentada

Autoridades recepcionaram o governador. Paulo Hartung, acompanhado pelo prefeito Weliton Virgílio visitou também a obra de melhorias da Estrada Imperial

Publicado em 16/10/2017 as 10:21 (Atualizado em 17/07/2018 as 22:06), postado por Gabinete, Fonte: Prefeitura

Mais uma estrada rural capixaba na região do Caparaó receberá obras de pavimentação pelo Programa Caminhos do Campo. É o trecho da Estrada Parque que liga a BR 262 em Iúna até Pedra Roxa, em Ibitirama. Na tarde de quarta-feira (11), o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, estiveram no local.

A estrada, que passa pela zona rural de três municípios do Caparaó — Iúna, Irupi e Ibitirama — possui 17 quilômetros e terá o projeto para a realização da obra licitado. O investimento será entre R$ 15 milhões a R$ 20 milhões.

Além do governador e de secretários, lideranças estaduais e municipais participaram da visita. A comitiva se reuniu no distrito de Pequiá, em Iúna, passou por Santa Clara e chegou até Pedra Roxa.

Durante visita ao local, o governador Paulo Hartung destacou que o novo trecho impactará diretamente no desenvolvimento da região e aquecimento de atividades econômicas relacionada ao agroturismo. “Autorizamos que as obras deste trecho sejam licitadas e executadas.  São 17 quilômetros de estrada. Com mais este trecho vamos complementar o que chamamos de estrada Parque.  Analisando as outras obras que fizemos, podemos afirmar os impactos positivos na economia da região”, analisou Paulo Hartung.

O secretário da Agricultura, Octaciano Neto, explicou que a localidade conta com um conjunto de estradas já pavimentadas, faltando apenas os 17 quilômetros. Além de ajudar no escoamento da produção de café, a estrada vai reforçar o agroturismo na região. "O governador nos autorizou a iniciarmos o processo de licitação da obra de pavimentação do trecho. A publicação do edital será dentro dos próximos 60 dias. E o recurso para executar as obras estão garantidos".

O prefeito de Iúna, Weliton Virgílio, destacou que o asfaltamento vai beneficiar os mais de 20 empreendimentos da região e vai beneficiar todos os municípios do Caparaó.

O prefeito comentou também a visita do governador a obra de melhorias da estrada da Rota Imperial, que liga a BR 262, as localidades do Rio Claro e Príncipe.

"O governador visitou a obra e nos deu o aval para a construção de um Portal de entrada para o Parque Nacional do Caparaó pelo município de Iúna", disse

O vereador Júlio Maria de Oliveira esteve acompanhado a visita do governador e disse que os pontos críticos foram feitos pela prefeitura e agora a ideia é que o Estado dê continuidade.

O vice-prefeito Lediu Tiengo, que conhece bastante a história da estrada da Rota Imperial está confiante na realização das obras.

Paulo Hartung e o prefeito de Iúna, Welitom Virgílio e demais autoridades também estiveram visitando o Sítio Pedregulo, que fica no município de Iúna, onde foi servido um delicioso café da tarde. A visita  no empreendimento turístico foi organizada pelo Circuito Turístico, "Serras Àguas e Cafezais".

Programa Caminhos do Campo

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O projeto pretende adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo. Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.100 quilômetros de estradas.

Com informações do governo do ES

Caminhos do campo: governador percorre estrada que será pavimentada