Secretaria de Turismo e Cultura

Caminhada valorizou paisagem rural e cultura cafeeira

1ª Caminhada Florada do Café reuniu amantes da natureza e apreciadores da cultura do café em Iúna

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo
Publicado em 21/10/2014 às 12:39  •  atualizado há 8 horas

Em meio às paisagens das serras e dos cafezais que adornam o município, aproximadamente 60 moradores e visitantes amantes da natureza participaram da 1ª Caminhada Florada do Café, realizada na manhã do dia 18 de outubro, em um percurso entre a Casa de Cultura à comunidade do Barro Branco. O evento é uma realização da Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo.

Foi o primeiro evento com esse formato a ser realizado no município, com o objetivo de difundir as belezas naturais e os inúmeros atrativos do meio rural e da economia cafeeira.

“Os participantes tiveram uma vivência única, às margens das lavouras de café das propriedades rurais. Nossa intenção foi aproximar os participantes da cultura e dos costumes locais, e mostrar o quão importante é o café pra região”, avaliou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Renaldo Gabriel.

“Gosto muito de caminhar ao ar livre e adorei a iniciativa, não só por reforçar a importância do café pra cidade, mas também por ter reunido pessoas com o mesmo objetivo, de preservar o meio ambiente e a cultura rural”, avaliou Sonia Passoni, que participou de um evento desse tipo pela primeira vez.

A Caminhada teve início com um alongamento com os participantes na Casa da Cultura, e seguiu para a fazenda Bem Posta, onde foi servido um café da manhã e os participantes foram acompanhados por um carro de boi. O roteiro segiu com percurso em trilha na mata, paradas para apreciar a paisagem e, ao final, um almoço foi servido no sítio do senhor João Lima, no Barro Branco. No local, os caminhantes também puderam conferir produtos da roça e uma apresentação de como torrar, moer e degustar um café de boa qualidade.

"Eu gosto muito desses eventos que nos permitem encontrar pessoas com o mesmo propósito, de valorizar nosso meio rural. Durante o percurso a gente vai conversando, observando ao redor, e isso também deixa a caminhada mais leve. A região que caminhamos é muito agradável, com casas bem cuidadas. Nós já estamos esperando a próxima!", comentou Abná Silveira, que participou junto com o marido Plínio e o filho Afonso.

De acordo com o diretor de Turismo, Cristiano Ricarte, a Caminhada entrará para o calendário de eventos do município e se tornará um dos roteiros turísticos do Circuito das Serras, Águas e Cafezais.

“Desde já vamos planejar o próximo evento, com foco no desenvolvimento do turismo, de forma sustentável”, comentou.

Clique na imagem abaixo e confira a galeria de fotos e o vídeo do evento.

Caminhada valorizou paisagem rural e cultura cafeeira

Evento reuniu dezenas de pessoas para uma caminhada em meio ao cafezal

Noticia Casa da Cultura comemora Dia Municipal da Cultura com Sarau O evento contou com apresentações musicais, exposição de pinturas em tela, contação de história e de poesia. há 20 horas  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Chamamento Público para patrocinadores do “Desfile da Rainha do Café e sua Princesas” Podem se inscrever prestadores de serviços de traje fino, semi joias e/ou bijuterias, traje informal típico (jeans e camisa xadrez) e serviço de beleza (make-up e cabelo). há 20 horas  •  Secretaria de Turismo e Cultura