Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Caminhada valorizou paisagem rural e cultura cafeeira

1ª Caminhada Florada do Café reuniu amantes da natureza e apreciadores da cultura do café em Iúna

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo
Publicado em 21/10/2014 as 12:39  •  atualizado

Em meio às paisagens das serras e dos cafezais que adornam o município, aproximadamente 60 moradores e visitantes amantes da natureza participaram da 1ª Caminhada Florada do Café, realizada na manhã do dia 18 de outubro, em um percurso entre a Casa de Cultura à comunidade do Barro Branco. O evento é uma realização da Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo.

Foi o primeiro evento com esse formato a ser realizado no município, com o objetivo de difundir as belezas naturais e os inúmeros atrativos do meio rural e da economia cafeeira.

“Os participantes tiveram uma vivência única, às margens das lavouras de café das propriedades rurais. Nossa intenção foi aproximar os participantes da cultura e dos costumes locais, e mostrar o quão importante é o café pra região”, avaliou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Renaldo Gabriel.

“Gosto muito de caminhar ao ar livre e adorei a iniciativa, não só por reforçar a importância do café pra cidade, mas também por ter reunido pessoas com o mesmo objetivo, de preservar o meio ambiente e a cultura rural”, avaliou Sonia Passoni, que participou de um evento desse tipo pela primeira vez.

A Caminhada teve início com um alongamento com os participantes na Casa da Cultura, e seguiu para a fazenda Bem Posta, onde foi servido um café da manhã e os participantes foram acompanhados por um carro de boi. O roteiro segiu com percurso em trilha na mata, paradas para apreciar a paisagem e, ao final, um almoço foi servido no sítio do senhor João Lima, no Barro Branco. No local, os caminhantes também puderam conferir produtos da roça e uma apresentação de como torrar, moer e degustar um café de boa qualidade.

"Eu gosto muito desses eventos que nos permitem encontrar pessoas com o mesmo propósito, de valorizar nosso meio rural. Durante o percurso a gente vai conversando, observando ao redor, e isso também deixa a caminhada mais leve. A região que caminhamos é muito agradável, com casas bem cuidadas. Nós já estamos esperando a próxima!", comentou Abná Silveira, que participou junto com o marido Plínio e o filho Afonso.

De acordo com o diretor de Turismo, Cristiano Ricarte, a Caminhada entrará para o calendário de eventos do município e se tornará um dos roteiros turísticos do Circuito das Serras, Águas e Cafezais.

“Desde já vamos planejar o próximo evento, com foco no desenvolvimento do turismo, de forma sustentável”, comentou.

Clique na imagem abaixo e confira a galeria de fotos e o vídeo do evento.

Caminhada valorizou paisagem rural e cultura cafeeira

Evento reuniu dezenas de pessoas para uma caminhada em meio ao cafezal

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Iunense Matteus Freitas é bicampeão na Liga Capixaba de Downhill Mais um orgulho para o nosso município! há 9 horas  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Secretária Iolanda Vial incentiva alunos em fase de alfabetização  há 14 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Ministério Graça e Paz leva o título de campeã da 2ª Christcup 2019 Campeonato de Futsal  há 16 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Semana dedicada ao curso “Bem receber o turista” na Casa da Cultura O curso acontece entre os dias 25 e 29 de novembro. há 16 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia IBCI e Ministério Graça e Paz disputam o título de campeã na grande final da 2ª Christcup 2019 Campeonato de Futsal Final será disputada no dia 22 de novembro. há 23 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Confira o fechamento da primeira rodada da Copa Sul Capixaba 2019  há 23 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Copa Sul Capixaba 2019  há 30 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Vem aí a semifinal para decidir as equipes que irão disputar a grande final da 2ª Christcup 2019 Campeonato de Futsal  há 30 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Desfile Rainha dos Trovadores 2019  há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Conheça os resultados da segunda rodada da 2ª Christcup 2019  há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo