Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Cafeicultor de Iúna ganha prêmio com café conilon

Produtor concorreu com outros 45 finalistas de todo o Espírito Santo

Por Assessoria de Comunicação - Josiele Rodrigues, fonte Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Agronegócio
Publicado em 02/01/2014 as 15:09  •  atualizado há 1 segundo

Novamente, o município de Iúna está entre os melhores produtores de café do Estado. Isso porque a amostra da produção do cafeicultor Amós José Horsth foi selecionada entre as três melhores no II Prêmio Conilon de Qualidade, na categoria conilon natural, concorrendo com outros 45 finalistas de todo estado. "O nosso dever é cuidar bem do café e oferecer o melhor produto para o consumidor. Só assim teremos reconhecimento", declarou Amós.

O concurso, realizado em dezembro pelo Governo do Estado, Incaper, prefeituras municipais e a empresa Conilon Brasil, teve como objetivo estimular a produção de café de qualidade, incentivar o cafeicultor e ampliar a presença da cafeicultura capixaba no mercado de cafés de alto padrão. Ao todo foi entregue valores equivalentes a R$ 50 mil em prêmios, entre equipamentos, insumos e valor em dinheiro.

Em 2012, o produtor Emílio Messias Horsth também foi o vencedor na mesma categoria, disputando com mais de 400 amostras. "Esse prêmio é um incentivo a mais para nós, agricultores. Com o preço que o café se encontra o prêmio nos estimula a trabalhar com uma qualidade melhor", analisou Emílio.

O concurso abrange todos os municípios produtores de café Conilon do Estado. A avaliação leva em conta a qualidade dos lotes inscritos e a condição socioambiental das propriedades onde o café é produzido.

"Não basta o produtor ter apenas quantidade, o que conta é a qualidade do café. Os dois ganhadores da nossa região, além de terem uma grande produção, têm uma ótima qualidade e trabalham com sustentabilidade ambiental, preservando o meio ambiente”, avaliou o engenheiro agrônomo do Incaper de Iúna, Mateus Fonseca.

Interessados em participar do próximo concurso podem se inscrever na Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Agronegócio para obter mais informações.

Cafeicultor de Iúna ganha prêmio com café conilon

Produtores de Iúna ganham prêmio