Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Assistência Social tráz para Iúna o curso Cozinha Brasil

Por Secretaria de Assistência Social
Publicado em 10/05/2013 às 10:34  •  atualizado há 1 segundo

O curso foi ofertado nos dias 07,08 e 09 de maio, e ministrado pela auxiliar de cozinha Lucineia Fraga Barretos e a nutricionista Lorena Bucher. Foram três turmas com um total de 69 alunos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o CRAS trouxe para Iúna o “Cozinha Brasil” com o objetivo de melhorar a vida dos Iunenses. O programa é uma tecnologia social inovadora e visa solucionar os problemas relacionados à má alimentação, desnutrição e fome, que alia envolvimento da comunidade, baixo custo e metodologia replicada em outras localidades com os mesmos problemas. E como toda boa receita oferece tudo que o brasileiro gosta: temperos diferentes, muita qualidade e baixo custo.

O objetivo principal do Cozinha Brasil é ensinar os Iunenses a utilizarem melhor seus recursos naturais e mostrar a eles que é possível se alimentar com qualidade sem gastar muito.

Os cursos foram realizados em um caminhão adaptado em cozinha-escola, desenvolvidas para chegar aos lugares mais distantes, possibilitando um maior acesso das comunidades. Além de receitas fáceis e gostosas, os alunos também aprendem a:

- Escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação;

- Aproveitar integralmente os alimentos, reduzindo o desperdício;

- Preparar refeições observando os nutrientes dos alimentos, por meio de um cardápio equilibrado e saudável;

- Consumir alimentos em quantidade adequada e sob condições de higiene necessárias;

- Congelar e descongelar os alimentos de forma a não perder seus nutrientes.

Uma escola itinerante que ensina os iunenses a se alimentarem melhor e a reduzirem o desperdício que ocorre com o descarte de sementes, talos, cascas e folhas ricas em nutrientes importantes para a saúde, mas sem abrir mão do sabor! Os pratos são elaborados com ingredientes e temperos conhecidos da população e disponíveis a cada estação, respeitando as diversidades culturais e regionais.

Além de saúde, o conhecimento dos métodos corretos de produção, processamento, conservação e consumo de produtos alimentícios aumenta o apetite da população por outro ingrediente fundamental para o seu desenvolvimento: a cidadania.

Assistência Social tráz para Iúna o curso Cozinha Brasil

Assistência Social traz para Iúna o curso Cozinha Brasil

Noticia O SCFV dos Idosos inicia suas atividades de 2020 Primeira reunião ocorreu hoje (18). há 5 dias  •  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Noticia Saiba qual a escala do Conselho Tutelar de Iúna Escala referente aos meses de março e abril. há 5 dias  •  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social