Prefeitura Municipal

Alfabetização na idade certa: professores comemoram resultados

Educadores capacitados promovem novas práticas de ensino em sala de aula e melhoram desempenho dos alunos

1.067

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Educação
Publicado em 25/02/2015 às 10:42  •  atualizado há 12 dias

Desde 2013, a Prefeitura de Iúna é adepta ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e vem incentivando os professores do 1º ao 3º ano da Rede Municipal de Ensino a participarem das capacitações de formação de educadores diferenciados. Os resultados desse trabalho já se mostram bastante satisfatórios e foram apresentados pelos orientadores do programa durante o II Seminário Capixaba do PNAIC, no início deste mês, em Vitória.

O objetivo do programa é formar educadores críticos, que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças, que devem ter o direito à alfabetização plena até os oito anos de idade.

“Os relatos de experiência dos professores é muito satisfatório. Eles perceberam que podem levar pra sala de aula uma forma diferente de trabalhar, usando jogos, livros e materiais que eles próprios podem confeccionar ou que já existem na própria escola. A partir da formação do PNAIC eles perceberam que isso realmente funciona”, comentou Joana Ambrosina de Souza, orientadora de estudo do PNAIC, que apresentou o caso de sucesso de Iúna para dezenas de educadores capixabas durante o Seminário (fotos abaixo).

O relato é confirmado também pelo orientador de estudo nas escolas da zona rural de Iúna, Ilzo Silveira Amorim. “No ano passado nós trabalhos essencialmente com português e matemática. As experiências pedagógicas em salas de aula estão melhorando muito. A maioria dos professores tem se empenhado por desenvolver essas novas práticas na alfabetização e a gente já percebe a melhoria no desempenho dos alunos, principalmente os do 3º ano”, afirmou Ilzo Silveira Amorim, orientador de estudo nas escolas da zona rural.

Além dos materiais didáticos já inseridos na grade de ensino, os educadores recebem apostilas diferenciadas, orientações mensais e passam por avaliações.

“Nós avaliamos o programa por meio de visitas às escolas, acompanhando os professores e dando suporte a eles desde o início. Já percebemos que o ensino, antes baseado só nos livros didáticos, agora melhorou com a inserção de literaturas e jogos. A dinâmica na sala de aula vem melhorando muito”, pontuou Edna Maria Cézar, orientadora de estudo.

Em 2013 e 2014, o programa enfatizou os ensinos de português e matemática. Em 2015, a diretriz é trabalhar todas as disciplinas em rede. 

Notícias relacionadas:

Pacto pela alfabetização: professores apresentam resultados

I Seminário do Programa Alfabetização na Idade Certa

Fotos

Alfabetização na idade certa: professores comemoram resultados

Educadores promovem novas práticas de ensino em sala de aula

https://iuna.es.gov.br/noticia/2015/02/alfabetizacao-na-idade-certa-professores-comemoram-resultados.html

Publicações relacionadas

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 5 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Tiradentes: personalidade importante na luta pela independência do Brasil Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. há 5 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Inscrições para o Concurso Público nº 01/2023 vão até esta terça-feira (16) As inscrições devem ser feiras através do site www.institutoconsulplan.org.br. há 9 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 12 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 19 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 27 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna deseja Feliz Páscoa aos munícipes Que este período de Páscoa seja marcado por gestos de solidariedade, compaixão e união. há 27 dias  •  Prefeitura Municipal

01:47:12

Vídeo Licitação CP Nº 86/2023 - Obra de construção de Ponte no Parque Industrial Execução da obra de construção de Ponte no Parque Industrial, Rua Vereador Braz Lofêgo, Guanabara, Iúna/ES. há 30 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade