7º Festival de Pipas em Iúna atrai milhares de pessoas

O festival desse ano contou com participantes de 20 cidades brasileiras.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Subsecretaria de Esportes
Publicado em 22/08/2022 às 11:11  •  atualizado há 1 dia

Em sua 7ª edição, o Festival de Pipas de Iúna aconteceu nesse domingo (21) no bairro Guanabara. O evento contou com a presença de participantes de Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Caratinga-MG, Cariacica, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, Iúna, Lajinha-MG, Manhuaçu-MG, Manhumirim-MG, Muniz Freire, Mutum-MG, Piúma, Realeza-MG, Reduto-MG, Rio de Janeiro, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

O evento é uma realização da Subsecretaria de Esportes em parceria com União dos Pipeiros de Iúna.

Para o subsecretário de esportes, Renan Vieira Cezar, o Festival foi um sucesso, e completa dizendo, “Foi um evento para toda a família e superou nossas expectativas. Teve pessoas de várias cidades do Brasil e até sorteio para as crianças. Aproximadamente, 1.500 pessoas compareceram durante todo o dia”.

Teve a participação de Naldinho, vencedor do campeonato no Chile e vice campeão mundial de pipas, que já brincou no céu da França, Holanda, Amsterdam, Paquistão e Chile, e comenta, “Gostei muito do ambiente, um ambiente seguro, onde todo mundo pode soltar sua pipa feliz”.

Soltar pipas, papagaio em algumas regiões, é uma brincadeira que existe há muito tempo e não vai sair de moda. Seja criança ou adulto, todos adoram fazer malabarismo pelo céu.

Basicamente, as pipas são feitas de varetas de bambu e um papel leve, o mais utilizado é o papel seda. As rabiolas, que são aquelas partes que ficam penduradas, geralmente são feitas de papel ou plástico. A aposta que essa brincadeira nunca vai acabar fez com que exista empresas que fabricam pipas, rabiolas e carretéis de linhas próprias para a prática.

Seguindo a ideia de não deixar esse passa tempo ficar esquecido com as novas gerações, existem campeonatos de pipas em diversas cidades do país, sendo praticado por todos os gêneros.

O principal objetivo do festival é resgatar a cultura e incentivar a socialização com a prática da soltura das pipas.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

7º Festival de Pipas em Iúna atrai milhares de pessoas