Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

5º Encontro de Folias de Reis será nesta segunda-feira (20-01)

Evento reunirá 11 bandas de diversos municípios na Escola Deolinda Amorim de Oliveira

Por Assessoria de Comunicação - Josiele Rodrigues, fonte Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo
Publicado em 16/01/2014 as 15:51  •  atualizado há 1 segundo

Na próxima segunda-feira, dia 20 de janeiro, Iúna será palco do 5º Encontro de Folias de Reis, que reunirá 11 bandas de diversos municípios do Sul do Estado a partir das 8h, na Escola Deolinda Amorim de Oliveira. O tradicional evento é uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e do grupo de folia Três Reis Magos.

As apresentações ocorrerão durante o período da manhã e, ao final, os grupos percorrerão as principais avenidas da cidade e se encontrarão novamente para uma Missa com o pároco da cidade.

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Adalto Gomes Faria, durante as apresentações, os espectadores vão conferir grupos formados por músicos, dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas, devidamente caracterizados.

“Considerada uma importante manifestação do catolicismo popular, a Folia de Reis está presente na nossa cultura, principalmente com o grupo de folia Três Reis Magos, do mestre Canhotinho (Anselmo José de Lima), que mantém viva a tradição na nossa região”, pontuou o secretário.

As 11 bandas que participarão do encontro são dos municípios de Alegre, Ibitirama, Jerônimo Monteiro, Muqui, Muniz Freire e Divino São Lourenço.

Saiba mais

- Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal que, trazido para o Brasil, ganhou força no século XIX, sobretudo nas pequenas cidades de estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás.

- Manifesta-se na passagem bíblica em que o Menino Jesus foi visitado por três Reis Magos. Consiste na louvação dos Santos Reis indo os foliões às casas, apresentando seu canto e seu peditório.

- O grupo tem indumentária própria, podendo levar à cabeça chapéus com enfeites de fitas e flores coloridas ou espelhinhos.

- Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes é formado também por dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas, devidamente caracterizadas. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem rigorosamente os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

- As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção das tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde se realizam animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê.

Data e horário: Dia 20 de janeiro (segunda-feira), das 8h às 12h

Local: Escola Deolinda Amorim de Oliveira, bairro Quilombo - Iúna

Participação: 11 grupos de folias de reis de Iúna, Muqui, Muniz Freire, Jerônimo Monteiro, Alegre, Divino São Lourenço e Ibitirama

Realização: Prefeitura Municipal de Iúna, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, e grupo de folia Três Reis Magos.

5º Encontro de Folias de Reis será nesta segunda-feira (20-01)

5º Encontro de Folia de Reis

Noticia Todos os ritmos. Todas as cores. Está chegando o Carnaval 2020 de Iúna As fantasias mais originais ganharão prêmios. há 8 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Entregue a ordem de serviço para dar início à restauração do Palacete Municipal  há 18 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Festa de Santa Luzia: tradicional evento de fé e devoção em Iúna A tradicional festa é realizada no dia 13 de dezembro. há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Academias Populares: uma ótima opção para a prática de atividades físicas As academias populares estão na moda e cada vez mais um número maior de pessoas vêm aderindo a essa ideia há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Iunense Matteus Freitas é bicampeão na Liga Capixaba de Downhill Mais um orgulho para o nosso município! há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Secretária Iolanda Vial incentiva alunos em fase de alfabetização  há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Ministério Graça e Paz leva o título de campeã da 2ª Christcup 2019 Campeonato de Futsal  há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Semana dedicada ao curso “Bem receber o turista” na Casa da Cultura O curso acontece entre os dias 25 e 29 de novembro. há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia IBCI e Ministério Graça e Paz disputam o título de campeã na grande final da 2ª Christcup 2019 Campeonato de Futsal Final será disputada no dia 22 de novembro. há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Confira o fechamento da primeira rodada da Copa Sul Capixaba 2019  há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo