5º Encontro de Folias de Reis será nesta segunda-feira (20-01)
Evento reunirá 11 bandas de diversos municípios na Escola Deolinda Amorim de Oliveira
Por Assessoria de Comunicação - Josiele Rodrigues, fonte Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo
Publicado em 16/01/2014 às 15:51 • atualizado há 11 horas
Na próxima segunda-feira, dia 20 de janeiro, Iúna será palco do 5º Encontro de Folias de Reis, que reunirá 11 bandas de diversos municípios do Sul do Estado a partir das 8h, na Escola Deolinda Amorim de Oliveira. O tradicional evento é uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e do grupo de folia Três Reis Magos.
As apresentações ocorrerão durante o período da manhã e, ao final, os grupos percorrerão as principais avenidas da cidade e se encontrarão novamente para uma Missa com o pároco da cidade.
Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Adalto Gomes Faria, durante as apresentações, os espectadores vão conferir grupos formados por músicos, dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas, devidamente caracterizados.
“Considerada uma importante manifestação do catolicismo popular, a Folia de Reis está presente na nossa cultura, principalmente com o grupo de folia Três Reis Magos, do mestre Canhotinho (Anselmo José de Lima), que mantém viva a tradição na nossa região”, pontuou o secretário.
As 11 bandas que participarão do encontro são dos municípios de Alegre, Ibitirama, Jerônimo Monteiro, Muqui, Muniz Freire e Divino São Lourenço.
Saiba mais
- Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal que, trazido para o Brasil, ganhou força no século XIX, sobretudo nas pequenas cidades de estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás.
- Manifesta-se na passagem bíblica em que o Menino Jesus foi visitado por três Reis Magos. Consiste na louvação dos Santos Reis indo os foliões às casas, apresentando seu canto e seu peditório.
- O grupo tem indumentária própria, podendo levar à cabeça chapéus com enfeites de fitas e flores coloridas ou espelhinhos.
- Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes é formado também por dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas, devidamente caracterizadas. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem rigorosamente os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
- As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção das tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde se realizam animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê.
Data e horário: Dia 20 de janeiro (segunda-feira), das 8h às 12h
Local: Escola Deolinda Amorim de Oliveira, bairro Quilombo - Iúna
Participação: 11 grupos de folias de reis de Iúna, Muqui, Muniz Freire, Jerônimo Monteiro, Alegre, Divino São Lourenço e Ibitirama
Realização: Prefeitura Municipal de Iúna, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, e grupo de folia Três Reis Magos.
Fotos

5º Encontro de Folia de Reis
https://iuna.es.gov.br/noticia/2014/01/5-encontro-de-folias-de-reis-sera-nesta-segunda-feira-20-01.html
Publicações relacionadas

Noticia Casa da Cultura recebe visita de alunos da EMEF Delfino Batista Vieira Com o prédio recém restaurado, o local preserva a história do município através de fotos e objetos doados por voluntários. há 1 dia • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Circuito Capixaba de Cerveja Artesanal chega em Iúna na próxima semana Haverá praça de alimentação e as melhores cervejas artesanais do estado. há 1 dia • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Abertura do 3º Natal Encantado de Iúna contou com apresentações e a presença do Papai Noel O evento aconteceu na Praça da Bíblia, em frente a rodoviária. há 2 dias • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Papai Noel chega em Iúna neste sábado (02) As crianças podem ver o bom velhinho de perto na Praça da Bíblia, em frente à rodoviária. há 8 dias • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Abertura do Natal Encantado acontece neste sábado (02) Haverá a inauguração da decoração de Natal e apresentações culturais na Praça da Bíblia. há 10 dias • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Feira Arte e Sabor: diversidade cultural e gastronômica A Feira Arte e Sabor se consolida como um espaço de oportunidades, promovendo o desenvolvimento econômico e cultural de Iúna. há 23 dias • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Iúna recebeu mais de 30 mil pessoas nos quatro dias de evento A Festa de 133 anos de Emancipação Política do município contou com concursos e shows musicais. há 1 mês • Secretaria de Turismo e Cultura

Vídeo Iúna 133 anos de Emancipação Política - O Coração do Caparaó há 1 mês • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Matheus e Kauan encantam multidão na primeira noite da festa de aniversário de Iúna O primeiro dia contou ainda com Prova de Três Tambores e show com Cleyton Aguiar. há 1 mês • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Contagem regressiva para a maior Festa de Emancipação Política de Iúna Faltando apenas 5 dias para o início da Festa com uma programação especial para o público se divertir no Parque de Exposição "Cassiano Osório Leal Junior”. há 1 mês • Secretaria de Turismo e Cultura