5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 e tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura Municipal
Publicado em 05/06/2022 às 08:46  •  atualizado há 2 dias

Criado em 1972, o “Dia Mundial do Meio Ambiente” é comemorado em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra.

A data foi escolhida por ocasião da Conferência de Estocolmo, que discutia a questão do impacto humano sobre o meio ambiente. Essa reunião foi organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972.

A Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo, mantém o serviço de licenciamento ambiental para várias atividades no município, como por exemplo postos de gasolina, serrarias, atividades agrícolas e industriais, garantindo assim, agilidade e facilidade no acompanhamento e fiscalização das atividades.

A licença ambiental é o documento, com prazo de validade definido, em que o órgão ambiental estabelece regras, condições, restrições e medidas de controle ambiental a serem seguidas pela empresa. Entre as principais características avaliadas no processo estão o potencial de geração de líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de riscos de explosões e de incêndios. Ao receber a Licença Ambiental, o empreendedor assume os compromissos para a manutenção da qualidade ambiental do local em que se instala.

Os procedimentos para emissão do licenciamento ambiental estão disponíveis no link https://iuna.es.gov.br/procedimentos-para-licenciamento-ambiental.html

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001