4ª Conferência Municipal de Saúde reuniu servidores para debater propostas

A Conferência deste ano trouxe como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

Publicado em 27/03/2023 às 12:44  •  atualizado há 2 horas

Aconteceu na última sexta-feira (24), em Iúna, a 4º Conferência Municipal de Saúde para servidores da área da saúde, e que foi aberto também para a população.

Algumas autoridades presente foram convidadas para compor a mesa de honra: o Presidente do Conselho Municipal de Saúde - Ary Leal Faria, o Prefeito Municipal - Romário Batista Vieira, o Presidente da Câmara de Vereadores -  Adimilson de Souza, o Secretário Municipal de Saúde - Durval Dias Santiago Júnior, a representante da Superintendência Regional de Cachoeiro de Itapemirim -  Mayara Sader Santana, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde - Mansur Cadais e o  Superintendente Regional de Saúde - Márcio Cleiton da Silva.

Estiveram presentes também no evento, o Chefe de Gabinete – Breno Oliveira, a representante da Associação Iunense para o Desenvolvimento Social (ASSIUDES) – Sheila Tavares da Silva e o Secretário de Agricultura – João Marcos Gava.

Após o pronunciamento de cada um que compunha a mesa, o evento seguiu com a palestra “Atenção Primária à Saúde na Região Sul”, ministrada por Mayara Sader Santana.

Em seguida, o Diretor dos Instrumentos de Gestão e Planejamento do SUS, Ricardo Evangelista Leite, apresentou todas as ações realizadas pela Secretaria de Saúde no biênio (termo utilizado para ações de dois anos sucessivos) 2021/2022. Entre as ações estão a aquisição de ambulâncias, equipamentos cirúrgicos, contratação de colaboradores, conclusão do ciclo de combate a dengue, maior número de pessoas atendidas por agentes de saúde – reduzindo muito a taxa de internação e mortalidade, construção dos postos dos bairros Pito e Quilombo, criação da equipe de saúde mental (EMAESM), entre outros.

Durante o evento a Diretora da Atenção Primária, Ariádia Provetti, apresentou a enquete realizada com a população no mês de fevereiro para avaliar o atendimento recebido através da atenção primária no município.

A maioria dos entrevistados disseram terem sido atendidos por médicos nos últimos 30 dias, representando 60,7% dos entrevistados. Em seguida vem atendimentos por enfermeiros (31,8%), técnico de enfermagem (12,8%), orientação (8,1%) e outros (17%). (Fonte: Secretaria de Saúde)

De acordo com esses mesmos entrevistados, a avalição no atendimento pelos profissionais é: 60,2% para ótimo, 23,4% bom, 10,5% regular, 5,7% ruim e 9,7% péssimo.

Para os que recebem a vista do Agente Comunitário de Saúde (ACS) a avaliação do atendimento foi classificada como: 47,1% ótimo, 25,6% bom, 13,8% regular, 6,5% ruim e 11,5% péssimo.

Por fim, foi realizado um trabalho com os participantes, onde foram divididos em grupos e deviam trazer propostas a serem trabalhadas a nível municipal, estadual e federal. Essas propostas seguem com os delegados eleitos para a 10ª Conferência Estadual de Saúde (17 a 20 de maio) e, se forem escolhidas, seguem para a 17ª Conferência Nacional de Saúde (2 a 5 de julho).

A 4º Conferência Municipal de Saúde teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, e é uma das etapas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

4ª Conferência Municipal de Saúde reuniu servidores para debater propostas

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 8 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 7 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Tiradentes: personalidade importante na luta pela independência do Brasil Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. há 7 dias  •  Prefeitura Municipal