Período de chuvas favorece aumento de focos da Dengue

População deve colaborar, não deixando água parada e denunciando possíveis locais de focos

Por Assessoria de Comunicação , fonte Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 19/01/2016 as 11:45  •  atualizado há 1 segundo

O número de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, aumenta a cada dia em todo o Brasil, e o período de chuvas é propício para a proliferação do mosquito. Por isso, é importante que as pessoas reforcem as ações para eliminar criadouros do mosquito. As medidas incluem verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas não estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.

Em Iúna, a equipe da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, realiza um trabalho de visitas domiciliares, com realização de vistorias para eliminar criadouros do mosquito, identificação de pacientes com a doença confirmada e, caso necessário, com a aplicação de inseticida em algumas regiões, durante todo o ano.

De acordo com o agente de Controle de Endemias, Danilo Leite Lima Alonso, é essencial que moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais recebam os agentes de endemias em seus imóveis. “Muitas vezes, as pessoas não recebem os agentes por achar que não há foco do mosquito na residência e que não tem locais de focos, mas já encontramos larvas em apartamentos e comércios. Precisamos muito da colaboração de todos nesse trabalho”, avaliou.

A população também pode fazer a sua parte caso detecte possíveis focos do mosquito em terrenos baldios vizinhos ou outros locais suspeitos, por meio do telefone (28) 3545-3106. A Vigilância Ambiental de Iúna funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e das 13h às 17h.

Cuidados contra a dengue

- Mantenha caixas d'água, tonéis, tambores, barris, cisternas e poços bem fechados. Tampe com a tampa própria ou telas. Não use plástico.

- Lave a caixa d'água com escova e sabão a cada seis meses. Os outros reservatórios devem ser lavados uma vez por semana.

- Elimine xaxins e pratinhos de vasos de plantas. Se não for possível, escorra a água todos os dias e lave o pratinho com escova, água e sabão uma vez por semana. Ou coloque areia até a borda do pratinho.

- Fure e entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza pública ou para reciclagem. Caso precise ficar com os pneus, guarde-os sem água em local seco e coberto, protegidos da chuva e de goteiras.

Período de chuvas favorece aumento de focos da Dengue

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 8 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue A Secretaria Municipal de Saúde continua realizando diversas ações contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. há 18 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde realiza o "Novembro Azul" Eventos de prevenção e conscientização acontecem ao longo do mês de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). há 19 dias  •  Secretaria de Saúde