Iúna terá Parque Natural Municipal

Prefeitura, moradores, representantes do Iema, Incaper e da Câmara discutiram ideias e ações para desenvolvimento do projeto

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Meio Ambiente
Publicado em 09/10/2014 as 14:50  •  atualizado há 1 segundo

Iúna poderá ter o primeiro parque municipal da região do Caparaó. Para implantar esse projeto, a Prefeitura de Iúna, por meio das secretarias de Educação, de Meio Ambiente e de Cultura, Esporte e Turismo, promoveu na tarde da última terça-feira (07) uma reunião com moradores, vereadores, representantes do Iema e do Incaper para iniciar o plano de ação e desenvolvimento do Parque Natural Municipal Jovelino Nunes.

Durante a reunião, ficou definida a nomenclatura do Parque, os termos para readequação da Lei Municipal de uso da reserva natural e a importância da criação de uma organização não governamental para gerir o espaço.

De acordo com a pedagoga da Secretaria de Educação, Ivanete Silveira, responsável pela equipe multidisciplinar do projeto, a reunião foi muito produtiva e resultou em importante ações a serem desenvolvidas a curto prazo.

“Vamos nos reunir novamente com os simpatizantes da causa ambiental e demais interessados para criarmos um instituto, que vai administrar o parque em parceria com a Prefeitura”, adiantou Ivanete.

E o primeiro passo, segundo Manoel Moraes Moura, diretor de Meio Ambiente de Iúna, é adequar a unidade de conservação já existente à Lei Estadual, sobre a usabilidade do local. “Isso demanda uma série de estudos e planejamento, que serão iniciados pela Secretaria de Meio Ambiente para adequar à Lei e criar o Parque”, explicou.

“A partir dessa adequação será feito o planejamento para que o Parque possa receber o ecoturismo, ações de educação ambiental e prestar serviço para a sociedade”, indicou o Leoni Contaifer, técnico do Iema e gerente do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, também presente na reunião.

Mobilização

Uma nova reunião será realizada pela Prefeitura de Iúna no dia 16 de outubro, às 19h, na Casa de Cultura com os interessados em participar ativamente do processo de gestão do projeto e para a formação e criação de um instituto para gerir o Parque.

Iúna terá Parque Natural Municipal

Reunião contou com participação de representantes de diversos setores

Noticia Processo Seletivo para os cargos de Professor, Cuidador e Monitor de transporte escolar As inscrições vão do dia 04/12/2019 a 09/12/2019. há 7 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia DEZEMBRO VERMELHO: Saúde realiza Campanha de combate à Aids Uma programação especial com ações de promoção à saúde marcará a Campanha Dezembro Vermelho em Iúna, realizada em função do Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. há 13 dias  •  Prefeitura Municipal