Prefeitura Municipal

Conselho Municipal de Saúde realiza 1ª Conferência de Saúde Mental de Iúna

O evento teve como tema: A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.

779

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 18/04/2022 às 18:44  •  atualizado há 6 horas

Iúna discutiu durante a 1ª Conferência Municipal de Saúde a política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade na busca por avanços e garantias dos serviços e atenção psicossocial no SUS. O evento foi realizado no início do mês de abril, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Idosos e participaram autoridades do município, conselheiros e usuários do Sistema Único de Saúde.

O secretário Municipal de Saúde, Durval Dias Santiago Júnior, falou durante o evento sobre a importância de se cuidar da saúde mental e sobre o espaço que está sendo preparado para atendimento exclusivo do público, com profissionais capacitados e atentos à demanda. “A conferência é um local onde discutimos com a sociedade, com as entidades, com os prestadores de serviço e de um modo geral fazemos um apanhado das necessidades da cidade, do que já tem de serviço em saúde sendo executado e do que mais a gente pode melhorar, criar, de acordo com a necessidade”, destacou o secretário de Saúde Durval Dias.

O evento contou ainda com a participação da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Regina Antônia Oliveira, a ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lara Elke Oliveira, o servidor da Secretaria Municipal de Saúde, Ricardo Evangelista Leite, que a pedido do Conselho, explanou sobre as ações e os avanços realizados no âmbito da saúde pública do município no ano de 2021. A psicóloga Cristiane Lacerda Trajano Pinel, a assistente social Jussara Maria Moraes de Carvalho, o assistente social Renato Barros de Freitas, o vereador e enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família de Pequiá, Emmanuel Garcia de Amorim.

A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental tem como subeixos: Cuidado em liberdade como garantia de Direito e Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
As conferências de saúde são os espaços onde se produz políticas públicas de saúde na tentativa de melhorar o atendimento aos usuários do SUS, como também a todos os entes que dele fazem parte. Na programação existiram a discussão dos eixos, aprovação das propostas de melhoria para a saúde mental e a homologação de delegados já eleitos e que podem representar o município nas conferências regionais e estadual.

David P. Florenço
Assessoria de Comunicação
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001


Depoimento do Secretário Municipal de Saúde, Durval Dias Santiago Junior.


Depoimento do Enfermeiro Emmanuel Garcia de Amorim.


Depoimento da Presidente do Conselho Municipal de Saúde Regina Antonia.



Depoimento do Enfermeiro Ricardo Evangelista Leite.


Fotos

Conselho Municipal de Saúde realiza 1ª Conferência de Saúde Mental de Iúna

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://iuna.es.gov.br/l/cbblG.html

Publicações relacionadas

Noticia Inscrições para novos membros do Conselho Tutelar começam em abril É importante que o candidato leia atentamente o Edital 01/2023. há 6 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia ASSIUDES está com vagas para aula de música As aulas são gratuitas e disponíveis nas segundas e quintas-feiras. há 6 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeito Romário discute assuntos importantes para o município junto ao Corpo de Bombeiros A reunião aconteceu ontem, dia 29, na prefeitura municipal. há 10 horas  •  Prefeitura Municipal

01:01

Vídeo Prefeitura está fazendo calçamento em Fazenda Bem Posta  há 1 dia  •  Prefeitura Municipal

Noticia Torneio Society de Iúna começa no próximo dia 10 Os jogos serão no Campo Bom de Bola do bairro Pito. há 1 dia  •  Prefeitura Municipal

Noticia Nota de utilidade pública: Forte chuva do dia 27 de março  há 2 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Iúna fará inauguração da decoração de Páscoa A ação será na Praça da Bíblia. há 2 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Iúna terá representante no Miss Universo Espírito Santo 2023 A final do Concurso acontece no dia 12 de maio em Vitória. há 2 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Inscrições prorrogadas para o chamamento público: Edital Nº 001/2023 A entrega da documentação deverá ser feita até o dia 10 de abril de 2023. há 2 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Boletim epidemiológico da dengue – 27 de março Dados da dengue no município de Iúna da 12ª semana. há 3 dias  •  Prefeitura Municipal

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade