Campanha Outubro Rosa 2012

Um toque pela vida.

Por Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 28/09/2012 as 10:46  •  atualizado há 1 segundo

A terceira edição da Campanha Outubro Rosa 2012 – Um toque pela vida, terá um destaque especial por se tratar do aniversário de 60 anos da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer – AFECC, organizadora do evento. A ação tem por finalidade principal despertar o interesse da população capixaba para a importância da prevenção e diagnóstico do câncer, aumentando assim, a expectativa de cura. Neste mesmo intuito o município de Iúna – ES, através da Secretaria Municipal de Saúde promoverá no mês de outubro em parceria com a AFECC, um evento para chamar a atenção da sociedade iunense, onde serão realizadas ações como: caminhada, orientações de educação e saúde, mutirão de coleta de preventivo e auto-exame da mama com orientações. Também, como um dos pontos mais altos da campanha a iluminação de rosa dos principais monumentos públicos no município, cor que representa a luta contra o câncer de mama.

As datas e os horários dos eventos serão divulgados posteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Como surgiu:

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. Surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Campanha Outubro Rosa 2012

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 9 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue A Secretaria Municipal de Saúde continua realizando diversas ações contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. há 19 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde realiza o "Novembro Azul" Eventos de prevenção e conscientização acontecem ao longo do mês de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). há 20 dias  •  Secretaria de Saúde