Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública

Mudanças Climáticas: você também pode reduzir os impactos

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura Municipal
Publicado em 15/03/2024 às 17:15  •  atualizado há 6 horas

O Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas (Lei Nº 12.533/2011), comemorado em 16 de março, foi criado como um alerta para a sociedade, e com isso incentivar a preservação do ecossistema através de campanhas, debates e eventos.

A mudança do clima é um tema discutido há muitos anos pelas nações e líderes mundiais. Seus efeitos são preocupantes para o futuro do planeta, pois a poluição do ar, o manejo inadequado do solo, entre outras ações, são cada vez mais frequentes e em maior quantidade, provocando um aquecimento global acima do normal, podendo causar prejuízos irreversíveis à biodiversidade e aos seres humanos.

Outro fator que pode afetar o futuro é o aumento em mais de um grau e meio a temperatura do planeta até 2100. Pode parecer pouco, mas é o suficiente para causar problemas de grandes proporções à saúde da fauna e da flora silvestre, além de fenômenos naturais exacerbados pelo El Niño e La Niña.

Além disso, o crescimento populacional é uma problemática considerável.  Atualmente, há cerca de 7,6 bilhões de pessoas no mundo, e, de acordo com um relatório da ONU, esse número pode chegar a 11,2 bilhões no início do século 22 (2101 a 2200), ou seja, com alterações tão grandes no planeta e um aumento da população mundial, corre o risco de problemas de abastecimento alimentício.

A solução para diminuir todo e qualquer efeito negativo desse impacto ambiental não depende apenas dos governos e de pactos internacionais, cada cidadão deve adotar hábitos conscientes no dia a dia, para que juntos possamos proteger nosso único planeta.

As ações para auxiliarem na mudança climática incluem pequenos gestos que trazem benefícios pessoais, como por exemplo, diminuir o consumo de carne e leite, evitar produtos que contenham plásticos e descartáveis, reduzir o uso do carro para se deslocar, consumir alimentos orgânicos, utilizar Ecobag no mercado, separar o lixo entre orgânico e reciclável, usar tinta ecológica e madeira de reflorestamento em obras, comprar cosméticos não testados em animais, plantar árvores, preservar nascentes, não provocar queimadas, entre outros.

Mudanças Climáticas: você também pode reduzir os impactos

Noticia Na próxima segunda-feira (08) não terá coleta de lixo em Iúna O serviço de coleta de lixo será retomado no dia seguinte. há 21 dias  •  Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública

Noticia Nesta sexta-feira (29) não terá coleta de lixo em Iúna O serviço de coleta de lixo será retomado no sábado (30). há 29 dias  •  Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública

Noticia Dia Mundial da Água: Palestra incentiva preservação de nascentes O Dia Mundial da Água deste ano trouxe como tema “Água para a Paz”. há 30 dias  •  Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública