Secretaria de Educação e Esporte

Prefeitura inaugura nova creche e calçamento no bairro Nossa Senhora da Penha

Após anos de inconsistências, a obra da creche foi concluída em fevereiro deste ano.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura Municipal
Publicado em 27/03/2024 às 08:27  •  atualizado há 1 dia

Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura de Iúna realizou uma cerimônia para entrega da construção da Creche/Pré-escola Pro Infância Tipo 2 Convencional e do calçamento realizado na rua de acesso à creche.

A creche, que é uma parceria da Prefeitura de Iúna com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE-MEC), teve o convênio assinado em 2013, no entanto, a empresa que iniciou a execução quebrou o contrato com o órgão federal e não finalizou a obra. Com isso, após solicitação da administração municipal da época, foi mudado o modelo e realizada a licitação pela própria prefeitura, na qual a empresa ganhadora do certame licitatório continuou a obra, através do contrato nº 32/2018.

Porém, mais uma vez a construção precisou ser interrompida, dessa vez por restrições que impediam novas solicitações de recurso, sendo retomada em março de 2023 e finalizada em fevereiro de 2024.

Através da indicação do vereador Jonathan Bonfante Moreira e aprovação da Câmara Municipal, a instituição recebeu o nome de “Lúcio Antônio da Silva” (Projeto de Lei Ordinária nº 73/2023), um cidadão iunense que não teve ligação direta com a Educação, mas fez relevantes contribuições para o município.

A creche conta com 05 salas de aulas, sala multiuso, sala de amamentação, fraldário, lactário, solários, pátio coberto, playground, jardim, copa, cozinha, lavanderia, sala administrativa, sala de professores, almoxarifado e sanitários adaptados para inclusão.

Sob supervisão da diretora Dorotéia Cunha Figueiredo Gomes, a creche funcionará em dois turnos, matutino (07h às 11h) e vespertino (13h às 17h). Essa nova creche vai zerar as filas de espera das crianças de 0 a 2 anos, 11 meses e 29 dias que aguardavam vagas em outras instituições. O investimento total da obra foi de R$ 1.250.000,00.

Já o calçamento realizado na rua Antônio Monteiro Alves, anexa à creche, foi realizado com o total de 250 m² de blocos, onde vai proporcionar conforto para os pais e responsáveis que precisam deixar as crianças na creche, garantindo um ambiente mais acessível e adequado. O investimento dessa intervenção foi de R$ 75.000,00, além de mais R$ 10.000,00 em iluminação, sendo 100 metros de extensão de rede e 05 lâmpadas de led.

Estiveram presentes na entrega das obras o Prefeito Romário Batista Vieira, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Lusmar Vieira - Tuca, a Secretária de Educação e Esporte Edna Fonseca, alguns vereadores e secretários municipais, moradores do bairro Nossa Senhora da Penha, e familiares de Lúcio Antônio da Silva – a esposa Maria Lúcia de Oliveira Silva, os filhos Dalila, Danilo, Daniela e Daniel, os netos João Vyctor, Murilo, Vicente, João Lucas e Gabriel, além de seu irmão Milcon Gentil da Silva e esposa Eliana Martins.

O evento contou ainda com apresentação da Banda de Tambores COMUTI e do coral da EMEF Deolinda Amorim de Oliveira.

Prefeitura inaugura nova creche e calçamento no bairro Nossa Senhora da Penha

Noticia Audiência pública põe em pauta a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância O Plano Municipal pela Primeira Infância tem o objetivo de garantir os diversos direitos de crianças menores de 06 anos. há 1 dia  •  Secretaria de Educação e Esporte

Noticia Polo Uab/Unac realiza formatura da 1ª oferta de cursos do Qualificar ES 36 pessoas se formaram em três cursos de cuidador. há 1 dia  •  Secretaria de Educação e Esporte

Noticia Prefeitura inaugura reforma da escola Deolinda e reafirma compromisso com a educação do município A entrega da reforma contou com a presença de muitos populares e autoridades. há 5 dias  •  Secretaria de Educação e Esporte