Secretaria de Saúde

Programa do Governo do Estado dedicado às pessoas com espectro autista é inaugurado em Iúna

Este foi o primeiro SERDIA inaugurado no Estado.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura Municipal
Publicado em 09/01/2024 às 14:52  •  atualizado há 5 horas

Nesta terça-feira (09) a Prefeitura de Iúna, juntamente com a APAE e o Governo Estadual, realizaram a inaugurar do Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual e Transtorno Espectro Autista (SERDIA). O evento aconteceu na sede da APAE e contou com a presença de várias autoridades do Governo Estadual e Municipal.

O SERDIA é o primeiro programa do Governo do Estado dedicado às pessoas com espectro autista. Uma parte do recurso para o funcionamento do programa é advindo do Governo do ES e outra parte é disponibilizada pela Prefeitura Municipal. O programa é destinado à pessoa que tenha deficiência intelectual ou o próprio espectro autista.

Este programa torna-se muito importante para melhor o atendimento e dar mais assistência aos usuários da APAE, sobretudo os com espectro autista. No primeiro mês, o SERDIA de Iúna realizou mais de 100 atendimentos.

Para a Presidente da APAE de Iúna - Samara Alves de Oliveira Mariano “Esse projeto do SERDIA, que a gente está inaugurando, realmente é um motivo de vitória. Eu estou muito orgulhosa de poder estar aqui hoje fazendo isso e fazendo parte dessa história também. Meus filhos já frequentaram a APAE, eles fizeram uma estimulação precoce, eu tenho gêmeos e eles nasceram muito pequenos. Eu falo que seria bom se todas as crianças pudessem ter um atendimento na APAE, porque o amor, o carinho, a atenção dos profissionais, a estimulação, todas as pessoas envolvidas aqui, em todas as áreas, são essenciais para o desenvolvimento dessas crianças e desses adultos. Então, eu queria agradecer, dizer que estou muito feliz e que sozinho a gente não consegue nada”.

Maria dos Anjos de Souza, Diretora da APAE de Iúna, ficou feliz e diz que é um passo grande de Iúna ser o primeiro município a inaugurar o SEDIA, e completa “Eu agradeço ao Governo do Estado por essa parceria, ao Prefeito Romário por ter aberto as portas para a APAE e a todos os parceiros. Nós começamos esse projeto no início do ano passado e foi um processo muito difícil. E hoje estamos inaugurando o primeiro SERDIA do Estado, juntamente com a data de aniversário de 34 anos da APAE de Iúna”.

A Secretária de Estado do Governo - Maria Emanuela Alves Pedroso também participou da inauguração, ela comenta “Como mãe e professora que fui um período da minha vida, sei o quanto essa entidade transforma a vida das famílias. Quando nós assumidos a missão pública, a nossa missão maior era cuidar das pessoas e transformar a vida das pessoas. A gente só consegue fazer isso quando unimos o público e o privado. O governo não faz nada sozinho se não tiver participação da sociedade. Todos nós juntos estamos caminhando no rumo certo, fazendo um bom trabalho e acima de tudo com o coração determinado a cuidar e mudar a vida das pessoas”.

Durante o evento, Maria dos Anjos, em nome da APAE, fez uma homenagem simbólica à Jean e sua mãe Marli e à Leida Terra Rios Zampier, que fundou a APAE de Iúna.

O evento contou com a presença do Prefeito de Iúna Romário Batista Vieira, da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Lusmar Souza da Cunha Vieira – Tuca, da Secretaria de Estado do Governo Maria Emanuela Alves Pedroso, do Presidente da Federação das APAEs no Espírito Santo Vanderson Pedruzzi Gaburro, da Presidente da APAE de Iúna Samara Alves de Oliveira Mariano, da Presidente das APAEs/ES Maria das Graças Vimercati, do Subsecretário de Estado da Setades Harlen da Silva, do Subsecretário de Estado de Atenção à Saúde Tadeu Marino, da Diretora da APAE de Iúna Maria dos Anjos de Souza, do Secretário de Estado da Saúde Miguel Duarte e do Assessor Especial da Casa Civil João Bosco Dias - bosquinho.

Noticia Secretaria de Saúde fará audiência pública para prestação de contas referente a 2023 A audiência vai acontecer de acordo com a Lei Complementar nº 141/2012, que trata da prestação de contas dos gestores do SUS. há 6 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia CONSUS: Pacientes da UBS Centro e Córrego do Recreio já podem utilizar o aplicativo O aplicativo CONSUS é uma opção para evitar filar na hora de agendar consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). há 9 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Entrega da reforma da Santa Casa de Iúna representa a responsabilidade com saúde de qualidade Durante a solenidade de entrega foi anunciado um novo investimento de mais de R$ 4 milhões. há 15 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Acontece nesta sexta-feira a inauguração da reforma da Santa Casa de Iúna A solenidade de inauguração terá início às 19h no estacionamento da Santa Casa. há 20 dias  •  Secretaria de Saúde