Prefeitura Municipal

Iúna fará parte de projetos estratégicos para o Caparaó em 2023

O Caparaó tem um enorme potencial para se destacar no âmbito turístico no estado.

854

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 25/11/2022 às 12:52  •  atualizado há 2 horas

Diversos municípios que fazem parte do Caparaó Capixaba estiveram reunidos na sede do Sebrae em Guaçuí, no dia 21 de novembro, para porem em pauta projetos estratégicos para colocar o Caparaó na rota do desenvolvimento e da sustentabilidade.

E Iúna sai na frente com diversos projetos em andamento para desenvolvimento e o intuito de tornar a região um destino turístico competitivo. Três eixos estão sendo trabalhados no município: projeto de branding para o município de Iúna e aplicações em design; diagnóstico e plano de capacitação de serviços turísticos e produção associada; e projeto de inovação e design para criação de produto turístico e cultural associado aos cafés do Caparaó. Essas ações fazem parte do Plano Municipal de Turismo decorrente do projeto que Iúna foi vencedor no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

O Objetivo Geral das capacitações é gerar uma vantagem competitiva para a cadeia de valor dos segmentos para os quais o município de Iúna é vocacionado e qualificar de modo particular empreendimentos de turismo e o próprio município como um Destino Turístico, ao passo que identifica e dá visibilidade à identidade local.

Iúna conta com os seguintes eixos estratégicos: conhecimento do público e posicionamento do destino; capacitação de serviços turísticos e produção associada; e inovação, sustentabilidade e acessibilidade mercadológicos para produtos turísticos.

A Prefeitura de Iúna tem histórico de parceria com o SEBRAE em diversas iniciativas. Para falar de ações recentes temos em curso dentro do Cidade Empreendedora, o lançamento da Sala do Empreendedor; a abertura da Nova portaria do Parque Nacional do Caparaó, no Córrego do Brás e concomitante abertura da Travessia dos 7 Cumes entre este município e Dores do Rio Preto. O município é parceiro no suporte e mobilizações para a realização de consultorias e capacitações no município; sua participação foi e é ativa no Programa Planejar Turismo e Conectar Pessoas, programa regional com ações em núcleos municipais para planejamento e construção dos Mapas Estratégicos municipais de turismo que, em grande medida, influenciou na decisão deste escopo. Com base nestes trabalhos realizados em prol do turismo no município acrescido de outras iniciativas do município o prefeito também recebeu destaque no Prêmio Prefeito Empreendedor na categoria Marketing de Território e Setores Econômicos, em 05 de maio de 2022.

Participaram da reunião, a Analista do Sebrae – Kelly Machado, a Presidente do Consórcio Caparaó – Dalva Ringuier, o Secretário de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo de Iúna – Manoel Gomes, a Diretora de Turismo de Iúna – Victória Garcia e representantes dos municípios.

Entre os temas abordados estão: a criação de uma identidade visual de cada município de acordo com sua história e cultura; realização de Feira Regional com os 12 municípios do Caparaó; planejamento e construção da Estrada Parque e a criação de roteiros turísticos.

Para que os projetos sejam postos em prática, é importante o funcionamento dos Conselhos Municipais de Turismo, contando com a participação da sociedade civil organizada, do Sebrae e do Governo do Estado.

David P. Florenço
Assessoria de Comunicação
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Fotos

Iúna fará parte de projetos estratégicos para o Caparaó em 2023

Morgana Bechepeche

https://iuna.es.gov.br/l/cbb40.html

Publicações relacionadas

Noticia Inscrições para o Concurso Público nº 01/2023 vão até esta terça-feira (16) As inscrições devem ser feiras através do site www.institutoconsulplan.org.br. há 3 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 6 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 13 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 21 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna deseja Feliz Páscoa aos munícipes Que este período de Páscoa seja marcado por gestos de solidariedade, compaixão e união. há 21 dias  •  Prefeitura Municipal

01:47:12

Vídeo Licitação CP Nº 86/2023 - Obra de construção de Ponte no Parque Industrial Execução da obra de construção de Ponte no Parque Industrial, Rua Vereador Braz Lofêgo, Guanabara, Iúna/ES. há 24 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 27 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

57:52

Vídeo Licitação CP Nº 61/2023 - Execução da obra de construção da escola e quadra de Santa Clara do Caparaó. Execução da obra de construção da escola e quadra de Santa Clara do Caparaó. há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade