Iúna fará parte de projetos estratégicos para o Caparaó em 2023

O Caparaó tem um enorme potencial para se destacar no âmbito turístico no estado.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 25/11/2022 às 12:52  •  atualizado há 4 horas

Diversos municípios que fazem parte do Caparaó Capixaba estiveram reunidos na sede do Sebrae em Guaçuí, no dia 21 de novembro, para porem em pauta projetos estratégicos para colocar o Caparaó na rota do desenvolvimento e da sustentabilidade.

E Iúna sai na frente com diversos projetos em andamento para desenvolvimento e o intuito de tornar a região um destino turístico competitivo. Três eixos estão sendo trabalhados no município: projeto de branding para o município de Iúna e aplicações em design; diagnóstico e plano de capacitação de serviços turísticos e produção associada; e projeto de inovação e design para criação de produto turístico e cultural associado aos cafés do Caparaó. Essas ações fazem parte do Plano Municipal de Turismo decorrente do projeto que Iúna foi vencedor no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

O Objetivo Geral das capacitações é gerar uma vantagem competitiva para a cadeia de valor dos segmentos para os quais o município de Iúna é vocacionado e qualificar de modo particular empreendimentos de turismo e o próprio município como um Destino Turístico, ao passo que identifica e dá visibilidade à identidade local.

Iúna conta com os seguintes eixos estratégicos: conhecimento do público e posicionamento do destino; capacitação de serviços turísticos e produção associada; e inovação, sustentabilidade e acessibilidade mercadológicos para produtos turísticos.

A Prefeitura de Iúna tem histórico de parceria com o SEBRAE em diversas iniciativas. Para falar de ações recentes temos em curso dentro do Cidade Empreendedora, o lançamento da Sala do Empreendedor; a abertura da Nova portaria do Parque Nacional do Caparaó, no Córrego do Brás e concomitante abertura da Travessia dos 7 Cumes entre este município e Dores do Rio Preto. O município é parceiro no suporte e mobilizações para a realização de consultorias e capacitações no município; sua participação foi e é ativa no Programa Planejar Turismo e Conectar Pessoas, programa regional com ações em núcleos municipais para planejamento e construção dos Mapas Estratégicos municipais de turismo que, em grande medida, influenciou na decisão deste escopo. Com base nestes trabalhos realizados em prol do turismo no município acrescido de outras iniciativas do município o prefeito também recebeu destaque no Prêmio Prefeito Empreendedor na categoria Marketing de Território e Setores Econômicos, em 05 de maio de 2022.

Participaram da reunião, a Analista do Sebrae – Kelly Machado, a Presidente do Consórcio Caparaó – Dalva Ringuier, o Secretário de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo de Iúna – Manoel Gomes, a Diretora de Turismo de Iúna – Victória Garcia e representantes dos municípios.

Entre os temas abordados estão: a criação de uma identidade visual de cada município de acordo com sua história e cultura; realização de Feira Regional com os 12 municípios do Caparaó; planejamento e construção da Estrada Parque e a criação de roteiros turísticos.

Para que os projetos sejam postos em prática, é importante o funcionamento dos Conselhos Municipais de Turismo, contando com a participação da sociedade civil organizada, do Sebrae e do Governo do Estado.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Iúna fará parte de projetos estratégicos para o Caparaó em 2023