Embaixada dos EUA no Brasil visita a Região do Caparaó

O encontro é para potencializar a região, a preservação ambiental e o cuidado com o desenvolvimento sustentável.

Publicado em 14/09/2022 às 12:02  •  atualizado há 1 hora

Ontem dia 13 e hoje dia 14, está acontecendo em Guaçuí o encontro “Estados Unidos da América e Consórcio Caparaó”, na qual serão abordados assuntos como o desenvolvimento da economia verde, sustentabilidade, turismo e cultura na região do Caparaó.

O Conselheiro para Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos EUA no Brasil – Glenn Fedzer e o Cônsul para Assuntos Econômicos do Consulado – Marco Soletino, estarão fazendo visitas técnicas e turísticas na região, além de encontros com autoridades, técnicos de meio ambiente e empresários durante os dois dias.

Manoel Arcangelo Rafael Gomes - Secretário de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo – esteve presente representando o município de Iúna, na qual foi discutida com a comitiva da Embaixada Americana as potencialidades da região da Serra do Caparaó, da sua inestimável preservação da fauna e da flora, principalmente das endêmicas (encontradas apenas na região), exigindo nosso olhar com mais ações para o futuro das novas gerações, contribuindo para nosso próprio desenvolvimento ambiental e sustentável.

Glenn Fedzer, em sua conversa com Manoel Gomes, comenta, “Muita gente fala, fala, fala, da Amazônia, porém o que temos que proteger no País é muito maior. Viva o Caparaó”.

Nesta quarta-feira (14), os membros da comitiva irão visitar a Estância São Lucas, em Guaçuí, na qual um produtor rural conseguiu recuperar uma nascente e realizar um reflorestamento.

O objetivo deste evento é promover a região do Caparaó em relação a sustentabilidade, reflorestamento e oportunidade de negócios voltados para a economia verde. Tornando, assim, a região como um dos pontos turísticos no Brasil para visitantes internacionais.

A Serra do Caparaó é uma das mais representativas Reservas da Mata Atlântica capixaba, além de proteger as nascentes de três importantes bacias hidrográficas. Recentemente, foram descobertas novas espécies de plantas e animais, tornando-a um local muito especial, pois são espécies endêmicas que não são encontradas em nenhum lugar do mundo, de acordo com informações do Instituto da ICMBio. A região do Caparaó é um local muito procurado para a prática de trilhas, rapel, parapente, downhill, offroad e montanhismo, na qual possui cinco dos dez picos mais altos do país, com destaque para o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

O clima e a vegetação da Serra do Caparaó atraem milhares de turistas anualmente, que vêm a região em busca de aventura e contato com a natureza preservada que é um verdadeiro refúgio para algumas espécies da fauna brasileira sobreviventes da ação predatória do homem, como: quatis, gambás, tatus, caxinguelês, pacas, cuícas e espécies em extinção como o mono carvoeiro.

O Secretário Manoel Gomes comenta, “Este encontro com os membros da Embaixada Americana foi uma oportunidade única, onde as autoridades do estado puderam discutir formas de proteger uma das raras regiões do mundo que preserva áreas tão ricas e de belezas naturais. Na qual devemos desenvolver ações para proteger áreas e tomar ações diretas com desenvolvimento ambiental sustentável para nossas futuras gerações”.

Embaixada dos EUA no Brasil visita a Região do Caparaó

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 4 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Tiradentes: personalidade importante na luta pela independência do Brasil Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. há 4 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Inscrições para o Concurso Público nº 01/2023 vão até esta terça-feira (16) As inscrições devem ser feiras através do site www.institutoconsulplan.org.br. há 8 dias  •  Prefeitura Municipal