Secretaria de Saúde

Moradores de Iúna e outros 26 municípios irão participar de estudo para identificar casos positivos para COVID-19

Os dados da pesquisa auxiliarão o entendimento de como a Covid-19 está sendo transmitida no Estado.

Por Vanessa Leocadio Adami, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 28/04/2020 às 15:29  •  atualizado há 3 horas

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) irá testar cerca de 32 mil capixabas para auxiliar o Governo do Estado a identificar o percentual da população do Espírito Santo que já teve contato com o novo Coronavírus (Covid-19). O Inquérito Sorológico da Covid-19 iniciará em maio.

O estudo será realizado em quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre elas. Para cada etapa serão testadas cerca de oito mil amostras, totalizando aproximadamente 32 mil testes. Serão testados os moradores dos municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Iúna, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Pedro Canário, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Os dados da pesquisa auxiliarão o entendimento de como a Covid-19 está sendo transmitida no Estado e nas definições de novas estratégias, por parte da Secretaria Estadual de Saúde, para medidas de contenção da doença.

Inquérito Sorológico

O Inquérito Sorológico é uma estratégia recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consiste em testar uma amostra da população que seja representativa do todo, para fornecer resultados confiáveis da taxa de infecção na população, expondo o cenário da situação da doença no Estado.

Foi determinada uma amostra composta por 27 municípios capixabas a serem estudados, distribuídos segundo as regiões definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e considerando ainda as áreas mais densamente populosas.

Serão realizados sorteios para escolha de regiões dentro de cada município, assim como para a escolha do domicílio e do cidadão que participará do questionário a ser aplicado por técnicos da saúde.

As perguntas serão embasadas para coleta de informações básicas sobre sintomas da doença. Além da realização de um teste rápido para identificação de anticorpos contra o novo Coronavírus, cujo resultado estará disponível em 15 minutos.

No caso do paciente sorteado ser positivo, os demais moradores do imóvel serão testados, entretanto, a notificação para o inquérito será do residente entrevistado. Além disso, se a equipe encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para atendimento em unidade referenciada.

Noticia Coronavírus: Classificado em risco baixo, município de Iúna flexibiliza o funcionamento do comércio Confira como fica o funcionamento do comércio com o município classificado em risco baixo. há 10 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Novo Decreto Municipal amplia o funcionamento de comércios e serviços após sair do risco alto Confira os novos horários de cada atividade. há 16 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Novo decreto traz medidas mais rígidas para conter o avanço do CORONAVÍRUS  há 25 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Coronavírus: Prefeitura de Iúna já distribuiu cerca de 12 mil máscaras no município para proteger a população O uso da máscara é obrigatório nas ruas de Iúna, conforme Decreto Nº 48/2020, publicado pelo Executivo no dia 25 de maio de 2020. há 29 dias  •  Secretaria de Saúde