Diminui o número de casos de Dengue em Iúna

star479

Por Vanessa Leocádio Adami, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 24/04/2019 as 14:21  •  atualizado há 2 dias

O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde revela um grande recuo nos casos notificados de dengue em Iúna. Isso é um reflexo das ações que foram intensificadas nas últimas semanas.  Os números projetam uma desaceleração no avanço da epidemia, com isso o município saiu do nível de incidência alta para média.

Conforme o boletim, observa-se uma redução de 62 notificações em comparação com as semanas 15 (117 casos notificados) e 16 (55 casos notificados) e uma redução na taxa de incidência de 403,03 para 189,46.

CENÁRIO DA DENGUE

Segundo a Secretária de Saúde Vanessa Leocádio Adami, a redução gradual de casos é um indicativo de que os números devem se manter ao menos estáveis, o que reforça a necessidade de se intensificar as ações e da participação população.

“Provavelmente, iremos fechar o mês de abril com uma quantidade menor de número de casos, porém isso não significa que já não há mais perigos. Estamos enfrentando um surto da doença e precisamos redobrar a atenção para que a gente possa reduzir ainda mais estes números”, disse.

Pontos críticos

Os bairros Quilombo, Guanabara e Pito, respectivamente, apresentam os maiores índices de notificação da doença.

Ações Desenvolvidas

Por conta da situação, a Secretaria Municipal de Saúde de Iúna tem intensificado as ações de bloqueio, fumacê, e vistoria de casa em casa.

São realizadas visitas diárias com os Agentes Comunitários de Saúde para vistoria dos imóveis, orientar os moradores para encontrar possíveis focos e criadouro de dengue, caso haja a existência de focos é acionado o Agente de Endemias responsável pela área para destruição do foco, aplicação de larvicida quando necessário e coleta da amostra. Está sendo realizado o bloqueio nas áreas notificadas e o fumacê está passando em todos os bairros conforme cronograma divulgado semanalmente.

Prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a população deve estar atenta para evitar focos do mosquito através de ações simples: mantendo as caixas d’água bem fechadas e não deixando a água acumular em outros recipientes como vasos de plantas, garrafas e qualquer outro que possa acumular água, inclusive nos recipientes atrás de geladeiras, calhas, plantas (como bromélias), piscinas e até tampinhas de garrafas.

A população pode ajudar jogando cloro nos ralos das casas e nos bueiros em frente às suas residências semanalmente, porque o cloro ajuda a evitar o desenvolvimento de larvas do mosquito, mas isso serve apenas como paliativo e é importante que os agentes tenham acesso às residências. Os moradores que tiverem alguma dúvida sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti podem entrar em contato com Vigilância Epidemiológica pelo telefone (28) 3545-4751 ramal 4103.

Diminui o número de casos de Dengue em Iúna

Noticia Secretaria de Saúde adquire veículo para transporte de pacientes O veículo é um Chevrolet Spin 7 lugares há 16 dias  •  Secretaria de Saúde

Chefe dos Agentes de Controle de Endemias Danilo Leite, Secretária de Saúde Vanessa Leocádio, Coordenadora de Vigilância Ambiental Luciene Ferreira da Silva e os agentes de combate a endemias.

Noticia Secretaria de Saúde entrega kits de trabalho e Equipamentos de Proteção Individual aos Agentes de Combate a Endemias  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Iúna recebe unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes)  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Participe da Campanha de doação de sangue e medula óssea  há 2 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Primeira Semana Municipal de Enfermagem é realizada em Iúna  há 3 meses  •  Secretaria de Saúde