Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Preparados para o mercado de trabalho

Prefeitura de Iúna, em parceria com o Senai, forma 24 pessoas no curso profissionalizante de mecânico de máquina de costura

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
Publicado em 12/03/2015 às 11:50  •  atualizado há 6 dias

Desde a última semana, 24 novos mecânicos de máquina de costura estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho, após a formatura no curso profissionalizante oferecido pela Prefeitura de Iúna, em parceria com o Senai. A formatura dos alunos aconteceu no auditório do Cras, na noite de sexta-feira (06), e contou com a presença de amigos e familiares dos formandos, que comemoraram mais essa conquista.

A partir de agora, os profissionais contam com conhecimentos teóricos e práticos para realizarem manutenção preventiva e corretiva em máquinas de costura, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Foi a primeira vez que Jair Silveira Souza fez um curso profissionalizante. “Eu pretendo montar uma oficina, pois já tenho as ferramentas pra trabalhar. Eu gostei muito e pretendo me dedicar a essa profissão. Agora, é mão na massa!”, comentou.

O formando Miguel Braz de Souza já trabalhou como alfaiate e contou que, agora, também poderá consertar o instrumento de trabalho dele e de outros costureiros da cidade. “Agora estou dando um passo à frente. Tive um aproveitamento muito bom no curso, aprendi a desmontar a máquina, regular e consertar, foi uma experiência muito boa”, declarou.

O curso de mecânico de máquina teve duração de três meses.

Novos profissionais

Só em 2014, a Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou outros sete cursos profissionalizantes em parceria com o Senai e o Senac. A iniciativa formou dezenas de pessoas, que puderam aprender ou se aperfeiçoarem nas funções de pintor de imóveis, costureiro, manicure, modelista, mecânico de motocicleta e padeiro. Além disso, dezenas de pessoas também receberam diploma do curso de informática básica.

“Nós temos demandas muito boas para os cursos, que têm o objetivo de proporcionar às pessoas uma oportunidade de ter uma profissão. Além de capacitação sobre a função da profissão, os alunos aprendem sobre educação ambiental, segurança no trabalho, ética e cidadania, que são questões atuais, conhecimentos importantes”, explicou Sabrina Mariano, psicóloga do Cras de Iúna.

E para este ano, a Prefeitura e o Senai planejam a realização de novos cursos na área de construção civil e panificação. “Nosso objetivo é formar mão de obra qualificada de acordo com a demanda do mercado. Identificamos que há carência na área de construção civil e de panificação. Também traremos cursos de artesanato”, afirmou Márcia Probster, analista de Comunicação e Relações com o Mercado, do Sistema Findes (Sesi, Senai e IEL).

Clique na imagem abaixo e confira a galeria de fotos: