Secretaria de Interior e Transporte

Melhorias nas estradas de Vargem Alegre

Vias rurais receberam correção de nível e abertura de bueiros para evitar erosão e melhorar a passagem de veículos

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Interior e Transporte
Publicado em 03/03/2015 às 11:48  •  atualizado há 9 horas

Seguindo o planejamento de melhorias das estradas rurais do município, que já somam mais de 450 km de vias beneficiadas, esta semana a Prefeitura de Iúna concluiu os trabalhos no acesso à comunidade Vargem Alegre, local de grande fluxo de pedestres e veículos. No local, a equipe da Secretaria de Interior e Transporte realizou a correção do nível de estradas, correção de barrancos e construção de bueiros para melhorar o escoamento de água e evitar erosões.

Para os moradores da localidade, o serviço vai trazer inúmeros benefícios para quem utiliza a estrada. O produtor rural Ronildo Gomes da Costa contou que vários carros ficavam impedidos de transitarem em períodos de chuva. “Estou muito satisfeito com esse serviço. Até então eu não tinha visto um trabalho dessa proporção aqui na nossa comunidade. Todos os moradores serão beneficiados e poderão sair de casa mais tranquilos em dias de chuva”, explicou.

Segundo o Prefeito Municipal Rogério Cruz, a qualidade do serviço prestado se deve a aquisição de novos equipamentos e capacitação dos funcionários. “Nós queremos fazer o melhor para população. No último ano, adquirimos vários equipamentos, capacitamos os operadores e fizemos um planejamento para oferecer estradas rurais melhores”, ressaltou.

Parceria com moradores

O cronograma dos serviços de melhorias das estradas rurais prioriza os locais que precisam de intervenções com mais urgência. A via principal de Vargem Alegre é um local onde transitam muitos moradores e caminhões de sítios produtores agrícolas.

“Priorizamos esse local também porque tinha problemas com erosão. Esse trecho sempre foi muito complicado. A água era direcionada apenas para uma direção da estrada, o que causava erosão em apenas um local. Agora, fizemos um abaulamento da estrada para dividir as águas em períodos de chuva e colocamos bueiros em toda a extensão”, explicou o secretário de Interior e Transportes, Cleverson Miranda.

E os serviços nas áreas rurais estão sendo realizados com a parceria dos moradores, como é o caso do Luíz Alves Barbosa, que cedeu a retirada de algumas carreiras de café para que a equipe pudesse abrir a estrada e melhorar a passagem de veículos maiores.

“Eu cedi alguns pés de café, mas certamente essa atitude vai melhorar muito nossa passagem e a dos meus vizinhos, e teremos mais segurança. A melhoria não é só pra mim, mas pra todo. Aqui é uma localidade muito boa pra morar e precisamos desses benefícios”, explicou Luíz.

Mais de 450 km recuperados

Alargamento de estradas, colocação de saibro, limpeza de laterais para o escoamento de água e instalação de manilhas foram alguns dos intensos trabalhos realizados pela equipe da Secretaria de Interior e Transporte da Prefeitura de Iúna nos últimos dois anos para que 450 quilômetros de vias rurais estivessem em pleno estado de conservação antes do período das chuvas.

Operadores de máquinas trabalharam em todos os distritos, com caminhões-pipa, escavadeiras, rolo compactador, motoniveladora e caminhões-caçamba.

Localidades mais afastadas da sede de Iúna, como Serrinha, Tijuco Preto, Serra do Fama, Santa Clara, Laranja da Terra e Pequiá também receberam melhorias e serviços de manutenção nas estradas.

Clique nas imagens abaixo e confira a galeria de fotos e o vídeo.