banner

CIDADE IRMÃ

Cidade Irmã1
Cidade Irmã2

 Siga a página oficial do Turismo em Iúna 

Iúna (Brasil) e Castelluccio Superiore (Itália) - Cidades Irmãs

O título de Cidade Irmã é um meio de cooperação entre cidades. Os governos realizam este acordo com o intuito de fomentar a amizade, a paz e a colaboração entre diferentes culturas. Além de prestar homenagem e respeito pela referência histórica em comum que possuem.

Iúna tem como cidade irmã a cidade de Castelluccio Superiore na Itália.

Desde 1872 a historia de Iúna se entrelaça àquela da pequena cidade de Castelluccio Superiore, na Província de Potenza, sul da Itália. Foi naquele ano que chegaram à Freguesia de São Pedro de Alcântara do Rio Pardo os irmãos Giuseppe e Raffaello D’Amico (José e Raphael Amigo).

Após a vinda dos primeiros pioneiros em 1872, a partir do ano 1875 outros 05 patrícios se transferiram para Rio Pardo, resultando na vinda de 34 famílias italianas das cidades de Castelluccio Castelluccio Inferiore Superiore e Castelluccio Inferiore, que aqui chegaram em 1879.

Foi decisiva a influencia dos imigrantes italianos na arquitetura local, com a construção da Igreja Matriz em 1879, as novas residências em estilo europeu e o Palacete Municipal, inaugurado em 1914, considerado o melhor do estado na sua época.

A presença italiana pode ser sentida ainda nos traços físicos de seus descendentes e nos sobrenomes das gerações de cada família, que se sucedem há mais de um século, preservando a identidade e valorizando a rica herança cultural, seja na culinária, na hospitalidade e dedicação à fé e ao trabalho.

A estreita relação de amizade entre os iunenses e seus irmãos castelluccenses foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e só reatada na década de 60, quando o então Senador Atilio Vivacqua visitou a cidade italiana, encontrando as famílias que ali residem e fazendo brotar o desejo de um intercambio entre as duas comunidades.

 ---------

Nas décadas de 60, 70 e 80, muitos descendentes das famílias italianas (Lofego, Vivacqua Scardini e De Biase) estiveram visitando Castelluccio Superiore, mas os irmãos italianos visitaram Iúna somente na década de 90, quando houve uma maior aproximação da família Scardini com seus primos italianos.

Em 2007, uma delegação oficial da cidade italiana visitou Iúna, quando foi assinado o documento de Gemellaggio (irmãs gêmeas) entre as duas cidades. Em 2008 foi a vez de uma delegação de iunenses visitar Castelluccio Superiore, quando foi inaugurada na cidade irmã uma praça intitulada “Piazza Iúna” – Praça Iúna.

Em 2008, quando das festas de inauguração das obras da Matriz de Iúna, a cidade irmã enviou a senhora Gina Limongi para participar dos festejos e representar a sua comunidade junto aos iunenses.

Em março de 2011, o Secretario de Cultura de Castelluccio Superiore, Sr. Massimo Celano e sua esposa Maristella Deminco estiveram em visita oficial à cidade de Iúna, onde foram recebidos pelo Prefeito Municipal, Dr. José Ramos Furtado e pelo Secretario de Cultura, Urbano Junior.

Durante a visita, Massimo Celano pode constatar a proximidade entre as duas comunidades, apesar da distancia física e do tempo decorrido da imigração. Ficou evidenciada a sua surpresa com a forma com a qual os iunenses descendentes de italianos preservam as tradições familiares, os objetos, fotos e algumas expressões dialetais.

Foi muito positiva a visita à cidade, às fazendas de café, à Academia de Letras, à Água Santa. Importante para conhecer as iniciativas na área de formação, foi a visita ao Parque de Exposição, acompanhados pelo Secretario de Agricultura, Gumercino Vinand, onde os visitantes puderam presenciar aulas de manuseio e preparo de derivados de leite e mel. Acompanhados pelo Prefeito José Ramos, os italianos conheceram e ficaram deslumbrados com o Pólo da UFES, em funcionamento no Parque de Exposições.

Pela receptividade e por tudo que viram e vivenciaram, os nossos ilustres irmãos italianos retornam à terra natal levando uma ótima impressão de Iúna, seus administradores e seu povo hospitaleiro e irmão do povo castelluccense.

 


 Localização:

 

------

  Siga a página oficial do Turismo em Iúna

------

 

VOLTAR PARA TURISMO

 Compartilhe esta página
 

https://iuna.es.gov.br/cidade-irma.html

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade