447

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria Municipal de Educação
Publicado em 04/12/2015 às 23:30  •  atualizado há 2 dias

Prefeitura

Estudantes apresentam melhorias no ambiente escolar

Os alunos das escolas Henrique Coutinho, Dalila de Castro Rios, Dr. Nagem Abikahir e Deolinda Amorim participaram do projeto Brincando com Pipas

ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA APRESENTAM MELHORIAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Os alunos das escolas Henrique Coutinho, Dalila de Castro Rios, Dr. Nagem Abikahir e Deolinda Amorim participaram do projeto Brincando com Pipas

Postado por Assessoria de Comunicação - segunda-feira, 14 de Dezembro de 2015 as 17:10:36Fonte: Secretaria de EducaçãoEstudantes da rede pública apresentam melhorias no ambiente escolar

Ao longo de 2015, dezenas de alunos do 1º ao 5º ano das escolas Dalila de Castro Rios, Dr. Nagem Abikahir, Deolinda Amorim e Henrique Coutinho participaram do projeto Brincando com Pipas, e encerraram as atividades com uma mostra cultural no dia 04 de dezembro. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Iúna com a EDP e enfatizou por meio de atividades lúdicas a importância de brincar com pipas de forma segura e também como promover ações visando o desenvolvimento coletivo na escola e na comunidade.

Na exposição cultural, além de apresentação de coral de Natal e de teatro, os estudantes mostraram o resultado do jogo “Heróis em ação”, no qual identificaram um problema em cada escola e apresentaram alternativas de mudanças, como a preservação do meio ambiente e, principalmente, a destinação correta do lixo.

Os alunos Murilo Almeida Montoni, Maria Carolina Beber, Iasmim Quarto da Silva Barbosa e Sophia Rodrigues, todos da 4ª série, descobriram como deixar o chão da escola Henrique Coutinho mais limpo. “A gente aprendeu que é muito fácil não jogar lixo no chão, mas que também faltavam lixeiras na escola. Colocando mais lixeiras diminui o lixo”, alertou Murilo.

Os alunos, então, pensaram em como disponibilizar mais lixeiras, mesmo sem dinheiro, mas utilizando materiais recicláveis e sucatas. “Por isso, nós fizemos uma lixeira a partir de um monitor de computador velho”, explicou Maria Carolina. “A gente criou lixeiras pra diminuir o nosso lixo. E a gente aprendeu que o lixo pode ser reciclável e que a gente deve garantir os lugares limpos”, resumiu Iasmim. “Depois que instalamos as lixeiras eu não vi mais nenhum lixo no chão”, sentenciou Sophia.

Assim, os resultados saíram de acordo com o plano pedagógico desenvolvido para o projeto nas escolas de Iúna. “Eles abraçaram a causa. O problema do lixo foi identificado logo porque os alunos ainda não tinham consciência, mesmo com todos os trabalhos educativos. Com isso, eles passaram a monitorar o lixo da escola. E a partir dos resultados da quantidade de lixo produzido por pessoa surgiu a ideia de construir mais lixeiras. Eles certamente aprenderam muito e levaram os ensinamentos pra casa”, avaliou a professora Tânea Souza.

Ação conjunta

O projeto Brincando com Pipas teve início em abril deste ano, período em que foram realizados workshop com professores e apresentações de teatro, música e literatura com os alunos.

“A mensagem que ficou foi que todo mundo é um cidadão ativo que pode fazer a mudança, transformar a sua realidade com um pouquinho de empenho e incentivo”, analisou Thais Silva, coordenadora do projeto. 

 

https://iuna.es.gov.br/video/2015/12/estudantes-apresentam-melhorias-no-ambiente-escolar.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear