860

Por Assessoria de Comunicação, fonte Câmara Municipal de Iúna
Publicado em 08/04/2014 às 21:31  •  atualizado há 22 dias

Prefeitura Municipal

Edér Batista de Melo - Tribuna Livre Câmara de Iúna 2014

Edér Batista de Melo - Tribuna Livre Câmara de Iúna 2014

A sessão ordinária da última sexta-feira, dia 08 de abril, foi marcada pela primeira agenda de convocação da Câmara de Iúna aos secretários municipais para uso da Tribuna Livre, seguida de sabatina com vereadores. O secretário de Saúde, Éder Batista de Melo, foi o primeiro a apresentar o balanço da gestão e a responder aos questionamentos dos vereadores e da população, que participou enviando perguntas pela internet.

As convocações seguem até julho e envolverá todas as secretarias municipais. A iniciativa, de autoria do vereador Expedito Vieira Filho, tem o objetivo de esclarecer à população sobre o retorno dos requerimentos enviados pelos vereadores ao Poder Executivo e quais atividades foram realizadas a partir das solicitações de obras, serviços e documentos enviados pela Câmara de Iúna.

Durante sua participação na Tribuna Livre, o secretário de Saúde, Eder Batista de Melo informou que a burocracia é o principal empecilho para o desenvolvimento da gestão, e que ao iniciar seu trabalho na secretaria priorizou a organização da farmácia, do almoxarifado, garagem e das salas de espera dos postos de saúde, que foram reformados. “As pessoas ficavam em pé antes de serem atendidas. Hoje, elas têm mais conforto e privacidade durante o atendimento. Além disso, temos uma farmácia organizada, que funciona das 7h às 17h, o que é inédito na nossa região”, explicou o secretário.

Sabatina

Durante a sabatina, os vereadores Rogério Cézar, Adriano Salviete, Jonathan Bonfante, João Ribeiro, João Elias Colombo Horsth, Expedito Vieira, Joceni Rocha Martins e Paulo Henrique Leocádio fizeram uma série de perguntas ao Secretário de Saúde, Éder Batista de Melo. Entre os questionamentos, esteve em pauta de discussão o número de médicos que atendem no município atualmente, a falta de materiais nos postos de saúde, os tipos de exames realizados pela Prefeitura, o transporte de pacientes pra outros centros, quantidade de veículos disponíveis e sobre a construção dos postos de saúde nos bairros Guanabara, Quilombo e Vila Nova.

Sobre o atendimento nos postos de saúde, veículos e realização de exames, Éder Batista disse que o município conta com 15 médicos para atendimento da Estratégia de Saúde da Família nos postos - a maioria deles provenientes de programas como o Mais Médicos e Provab -, três ambulâncias, sendo uma UTI, e que um novo equipamento de eletrocardiograma foi comprado, mas falta profissional médico cardiologista para operá-lo.

“Os serviços de atenção básica, como atendimento médico nos postos, agentes de saúde, palestras educativas e exames simples são de responsabilidade da Prefeitura, assim como o serviço de Pronto Atendimento, que o município contratou com a Santa Casa, que deve atender em plantão 24h. Já os atendimentos e exames de média e alta complexidade, como partos e cirurgias, são de responsabilidade do Governo do Estado, que também tem convênio com a Santa Casa de Iúna”, explicou.

Santa Casa

A respeito do relacionamento da Prefeitura com a Santa Casa, os vereadores perguntaram sobre a responsabilidade de cada instituição quanto ao atendimento médico à população.

“A Santa Casa vem enfrentando dificuldades, principalmente nos dois últimos anos da nova diretoria. E a Prefeitura dobrou o valor do convênio com o hospital no último ano. A minha guerra é com o serviço para a população. O hospital está sem banco de sangue para as cirurgias. Foi fechado sem grandes motivos, sendo que precisaria de poucas adequações pra funcionar. Depois disso, já teve motorista da Prefeitura indo até Cachoeiro de Itapemirim pra buscar bolsa de sangue. E durante a semana não tem cirurgião pra operar. O hospital precisa de ajuda”, avaliou o secretário de Saúde de Iúna.

 

URL da notícia: http://www.camaraiuna.es.gov.br/noticia/2014/04/secretario-municipal-de-saude-responde-questionamentos-da-camara.html

URL do vídeo: http://www.camaraiuna.es.gov.br/video/2014/04/tribuna-livre-eder-batista-de-melo-08-04-2014.html

https://iuna.es.gov.br/video/2014/04/eder-batista-de-melo-tribuna-livre-camara-de-iuna-2014.html

Publicações relacionadas

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 7 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Tiradentes: personalidade importante na luta pela independência do Brasil Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. há 9 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Inscrições para o Concurso Público nº 01/2023 vão até esta terça-feira (16) As inscrições devem ser feiras através do site www.institutoconsulplan.org.br. há 4 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 7 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 14 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 22 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna deseja Feliz Páscoa aos munícipes Que este período de Páscoa seja marcado por gestos de solidariedade, compaixão e união. há 22 dias  •  Prefeitura Municipal

01:47:12

Vídeo Licitação CP Nº 86/2023 - Obra de construção de Ponte no Parque Industrial Execução da obra de construção de Ponte no Parque Industrial, Rua Vereador Braz Lofêgo, Guanabara, Iúna/ES. há 25 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 28 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade