1.674

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 27/01/2022 às 18:00  •  atualizado há 1 dia

Transmissão ao vivo

Plano Diretor de Águas Pluviais apresenta estudos de Iúna

O Plano foi apresentando, durante audiência pública, nessa terça-feira (27), na Câmara Municipal de Iúna e aprovado pelos presentes.

Autoridades municipais e moradores de Iúna participaram, nesta terça-feira (27), de audiência pública para a apresentação e discussão do Plano Diretor de Águas Pluviais do município.  Moradores presentes na audiência sinalizaram positivamente pela aprovação do Plano Diretor apresentado.

A  Audiência Pública foi transmitida ao vivo pelas redes oficiais de comunicação da Prefeitura. O prefeito de Iúna Romário Batista Vieira não participou da audiência. Romário segue em isolamento social, após ser diagnosticado com a Covid-19.

O estudo realizado para a realização do Plano Diretor foi apresentado pelo engenheiro agrônomo e Ph.D Marco Aurélio Costa Caiado, responsável técnico da empresa Avantec, contratada para o estudo via Governo Municipal. Durante a apresentação foram destacados   mapas de inundação, simulações e demais resultados obtidos com o diagnóstico preliminar do trabalho da equipe técnica.

Conforme explicou o especialista, Marco Caiado, o Plano Diretor de Águas Pluviais tem o objetivo de criar os mecanismos de gestão da infra-estrutura urbana relacionado com o escoamento das águas pluviais e dos rios na área urbana, com  o intuito de apresentar ações para promover o controle das cheias no rio Pardo. Entre os aspectos apresentados foram discutidos ações importantes de desbstruções necessárias para melhorar o fluxo da água e fomentar a infiltração necessária para absorver as águas da chuva .

O Cenário Proposto para a resolução dos problemas de cheias no centro urbano de Iúna  contempla a realização de dragagem/derrocagem do rio Pardo,  demolição/reconstrução de pontes sobre o rio, além de desapropriações em pontos específicos, além de ser feito uma barragem.

O engenheiro agrônomo Marco Aurélio Caiado destacou também a importância sobre a participação da população em ações de conscientização em relação aos cuidados com o Meio Ambiente. “A gente não consegue mudar a chuva e o que homem pode interferir imediatamente é, através de ações de conscientização e também  por meio  da infiltração da água. Ou seja, temos que aumentar a infiltração de água e trabalhar para o funcionamento dessa infiltração via ações técnicas”, explicou o engenheiro.

O secretário Municipal de Planejamento, Waldren Marcelo, também respondeu algumas perguntas da população para esclarecer sobre dúvidas de ações emergenciais questionadas durante a audiência. “Desde que iniciamos a gestão, diversas ações estão sendo feitas para desobstruir o Rio Pardo, por exemplo. Essas ações como destacou o engenheiro responsável técnico, que observou os trabalhos já feitos no Rio, para efetivar o escoamento da água, têm sido o maior paliativo para proteger o nosso município, emergencialmente, para que, assim, possamos passar para as ações mais complexas a serem feitas. Todos os projetos necessários dessa intervenção, que precisam de capitação de recursos, estão em tramitação para efetivar este Plano Diretor”, finalizou o secretário.

David P. Florenço
Assessoria de Comunicação
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

https://iuna.es.gov.br/l/cbbfd.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade