EMEF ELZA DE CASTRO SCARDINI

A escola localizada em Santíssima Trindade, trouxe como assunto principal o cultivo e a produção do café em pequena e grande escala, onde as oportunidades sociais, econômicas e políticas se entrelaçam dentro de um mesmo objetivo do cultivo e remanejamento, com visão em longo prazo.

Os alunos participaram de uma palestra sobre cafeicultura sustentável. O evento que aconteceu no dia 11 de agosto foi ministrado por profissionais da Secretaria de Agricultura, onde, através de material em áudio visual e maquinários sofisticados, foi apresentado a maneira correta de fazer a análise do solo, adubação com matéria orgânica, gráficos e o ranking de produção cafeeira no município de Iúna e do Estado do Espírito Santo. Os participantes puderam também, conhecer, experimentar e sentir o aroma dos diferentes tipos de cafés.

A professora de Ciências, Lúnia Moreira de Freitas, destaca, “Sabendo que nossos educandos representam 95% de filhos de agricultores, o projeto Agrinho veio para somar. Pensamos em um subtema que os envolvessem e que assim aprendessem mais para ajudar seus pais na ‘lida diária’, apresentando novas possibilidades para o futuro de cada um, contribuindo para conservação dos bens da natureza, respeito e trabalho”.

   

EMEF DELFINO BATISTA VIEIRA

Situada no Distrito de Nossa Senhora das Graças, a escola realizou um projeto dentro do subtema “Sustentabilidade Social”, que consiste em melhoria da qualidade de vida da população, equidade na distribuição de renda e diminuição das diferenças sociais, com participação e organização popular. A Professora de Ciências, Jamily Almeida Fontoura, realizou juntamente com 25 alunos do 9º ano a revitalização da entrada da comunidade com materiais de baixo custo e trabalho em grupo.

De acordo com a professora Jamily, “Primeiro, foi realizada a limpeza com os serviços de capina, poda e recolhimento de lixo dos barrancos, além do plantio de várias espécies de plantas nativas e ornamentais, e posteriormente a pintura das casas, muros e meios-fios com materiais de baixo custo como, cal, cola branca, água e xadrez de várias cores. Sendo todo o material e ferramentas fornecidos pela secretaria de educação e pelos próprios alunos”.

A limpeza das áreas foi feita no dia 03 de agosto e a pintura dos muros, casas e meios-fios no dia 09 de agosto.

A ideia aplicada no projeto é demonstrar caminhos para revitalização urbana com baixo custo e de forma sustentável, chamando a atenção da população e da gestão pública sobre formas simples e diversificadas de fomentar o turismo, a inclusão, o empreendedorismo, consciência socioambiental e valorização cultural.

Jamily completa dizendo, “Foi perceptível que muitos alunos nunca haviam realizado tal função, como o manuseio de enxadas, carrinhos-de-mão e pás, e nem habilidades de pintura. Vale ressaltar também o desenvolvimento da proatividade de alguns alunos, assumindo muitas vezes à frente das decisões, sendo a professora apenas a norteadora de todo processo. Além disso, ao longo do projeto foi muito interessante perceber o sentimento de pertencimento que os educandos foram criando com a comunidade, através da dedicação e zelo pelo que por eles foi realizado”.

   
   
   
   
   
   

EMEF SANTA CLARA DO CAPARAÓ

Os professores e a equipe de gestão da escola, localizada em Santa Clara do Caparaó, aderiram ao Projeto Agrinho com muito entusiasmo.

Foram realizadas diversas atividades, entre elas, desenhos com as turmas do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental I e produção de texto com alunos do Ensino Fundamental II. Sob orientação da professora de matemática, Keliane Alves da Silva, os alunos construíram uma horta sustentável, partindo desde o desenho do projeto em cartolinas, limpeza da área, preparação dos canteiros e o plantio das mudas.

O Diretor Altair João Pinto comenta, “O projeto Agrinho é de suma importância, em todos os sentidos. Além das atividades desenvolvidas na sala de aula, a facilidades de trabalhar com o material, a oportunidade de envolver várias disciplinas, faz com que os alunos sintam estimulados a mudanças de atitudes na convivência familiar”.

Para a escola, o Projeto Agrinho é uma grande oportunidade de atrelar teoria à prática na construção do saber e despertar conscientização ambiental.

EMEF LUIZ MOISÉS HERINGER

A escola localizada em Laranja da Terra realizou uma visita técnica a uma horta com os alunos do pré ao 5º ano, onde foram muito bem recebidos pela agricultora que explicou como ter uma horta sustentável, e comentou também, que faz uma renda extra com a venda de suas hortaliças e legumes orgânicos.

Para os educandos do 6º ao 9º ano foi abordado o tema sobre o conhecimento que eles têm em relação ao plantio do café, com isso foi escolhido os subtemas “agrotóxico no café” e “sustentabilidade no café”. Eles fizeram visitas técnicas em plantação, realizaram colheita e torrefação de café, debates, confecção de cartazes e ao final os alunos relataram suas experiências com as famílias.

O professor Adilmary Vieira Gomes França comenta, “Nosso objetivo é conscientiza-los sobre a importância da preservação de recursos ambientais na produção sustentável de alimentos em harmonia com o meio ambiente; valorizar o trabalho no campo através de atividades simples. Através desse projeto transformamos conhecimento em alternativa e desenvolvimento econômico. Foi um trabalho muito proveitoso e de grande conhecimento para todos”.

Para finalizar, os alunos produziram desenhos e textos de acordo com as normas do Projeto Agrinho.

https://iuna.es.gov.br/projetos-agrinho-2022.html

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