Prefeitura iniciará pesquisa sobre coleta seletiva de lixo

Levantamento será realizado pelas agentes de saúde, que participaram de treinamento para a coleta de dados junto aos moradores

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 18/07/2014 às 10:32  •  atualizado há 1 segundo

A partir de agosto, as agentes de saúde darão início a uma importante pesquisa nas residências do município para levantar informações sobre o conhecimento da população referente à coleta seletiva do lixo. Para isso, as profissionais participaram de uma reunião com os secretários de Saúde, Meio Ambiente e de Obras, Serviços Urbanos e Infraestrutura, na qual receberam as orientações sobre o formato, preenchimento e abordagem para a pesquisa.

"O papel das agentes é fundamental para o desenvolvimento de muitas políticas públicas de saúde no município e esse será mais um importante trabalho que elas desenvolverão e que resultará em um trabalho abrangente, envolvendo as áreas de saúde, meio ambiente e serviços urbanos", comentou a secretária de Saúde, Andreia Louzada.

De acordo com o secretário de Obras, Waldrem Marcelo Oliveira, após a finalização da pesquisa, o planejamento é que a coleta seletiva seja implantada até o final do próximo mês. "Contamos com a colaboração de todos os moradores para que participem dessa pesquisa. A coleta seletiva traz benefícios para população e para o município. Queremos conscientizar o cidadão sobre a quantidade de resíduos que ele gera e sobre as consequências que isso traz ao meio ambiente. Estamos trabalhando para que o fim do lixão e o início da coleta seletiva aconteçam até o final do próximo mês", afirmou o secretário.

Para a agente de saúde Ludmila Ferreira Torres, o trabalho será muito importante para a saúde das pessoas e para a recuperação do meio ambiente da região.

"Gostei muito da iniciativa da Prefeitura de implantar esse projeto em nosso município e tenho certeza que eu vou poder contribuir muito. Já é rotina no meu trabalho visitar várias casas, e agora terei a chance de ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância de separar o lixo corretamente", disse.

Coleta seletiva

A Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

Prefeitura iniciará pesquisa sobre coleta seletiva de lixo

Agentes de saúde receberam orientações sobre pesquisa

Noticia ESF Guanabara terá pesagem de beneficiários do Bolsa Família no dia 28 A ação será na própria ESF das 8h às 10h30 e das 13h às 15h30. há 5 horas  •  Secretaria de Saúde

Noticia Chuva interfere no uso de fumacê em Iúna A previsão é de que o trabalho retorne na próxima semana. há 5 horas  •  Secretaria de Saúde