Secretaria de Saúde

Agentes de endemias participam de capacitação para uso do Termonebulizador (fumacê)

Esse tipo de equipamento só pode ser manuseado por agendes de endemias, por isso é importante o treinamento desses profissionais.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura Municipal
Publicado em 28/11/2023 às 15:17  •  atualizado há 1 dia

O município de Iúna sediou nesta terça-feira (28) uma capacitação para agentes de endemias sobre o uso correto do Termonebulizador e do Ultra Baixo Volume leve e pesado (UBV), utilizados no combate da dengue, zika e chikungunya, técnica conhecida como fumacê.

A capacitação foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, disponibilizada em todo o Estado, onde os municípios foram divididos em Polos. No Polo de Iúna a capacitação foi para os municípios de Irupi, Iúna, Ibitirama, Muniz Freire, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Vargem Alta e Presidente Kennedy.

Vale informar que esse tipo de equipamento só pode ser manuseado por agendes de endemias, por isso é importante o treinamento desses profissionais.

Durante a manhã teve palestras sobre a parte teórica dos equipamentos, ministradas pelos representantes da empresa Vetorial - Pedro Garcia e Klinger Balthazar, e pelos Supervisores de Operação de Campo - Walace Pirola e Paulo Roberto Rocha. E a parte mecânica foi apresentada por Almir Rodrigues Marques, Luiz Claudio de Freitas Lopes e Vilmar João dos Santos.

Os participantes conheceram a estrutura do equipamento, com a função de cada parte, desde o tanque, carburador, sistema de pressurização, válvula de solução, válvula de combustível, botão de ignição, válvula de segurança, restritor de vazão, e muitos outros. Além dos preparativos para a partida, partida do motor, nebulização, limpeza, conservação e cuidados com a segurança ao manusear.

Os equipamentos, tanto o manual como o veicular, são simples de manusear, porém, perigosos se usados de forma errada. Deve-se evitar óleo diesel e óleo vegetal, para o seu funcionamento, é recomendável óleo mineral. Os cuidados com a segurança devem ser redobrados, pois os equipamentos possuem alto nível de aquecimento.

Para o bom funcionamento do produto, o uso de um bom inseticida é essencial.

Já durante a tarde, os agentes participaram da capacitação prática, onde viram o equipamento em funcionamento, ejetando a fumaça com o inseticida.

Antes de ligar o Termonebulizador ou o Ultra Baixo Volume leve e pesado (UBV) é necessário olhar se tem alguma peça solta ou frouxa. O equipamento manual precisa ser regulado sempre que for utilizá-lo, já o veicular, apenas uma vez por mês.

A dica importante sobre o Termonebulizador veicular é cortar a passagem do inseticida durante a descida de ladeiras, fazendo uso apenas nas subidas e áreas mais planas.

Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br

Noticia Secretaria de Saúde fará audiência pública para prestação de contas referente a 2023 A audiência vai acontecer de acordo com a Lei Complementar nº 141/2012, que trata da prestação de contas dos gestores do SUS. há 2 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia CONSUS: Pacientes da UBS Centro e Córrego do Recreio já podem utilizar o aplicativo O aplicativo CONSUS é uma opção para evitar filar na hora de agendar consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). há 5 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Entrega da reforma da Santa Casa de Iúna representa a responsabilidade com saúde de qualidade Durante a solenidade de entrega foi anunciado um novo investimento de mais de R$ 4 milhões. há 11 dias  •  Secretaria de Saúde