Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Usuários do SCFV ao Idoso recebem equipe da Polícia Civil para palestra sobre violência contra idosos

A ação faz parte da comemoração ao Dia do Idoso, em 1º de outubro.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 03/10/2023 às 13:40  •  atualizado há 21 minutos

Na manhã desta terça-feira (03) os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo ao Idoso (SCFV) participaram de uma palestra com representantes da Polícia Civil da Delegacia da Mulher de Venda Nova do Imigrante sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.

A equipe da Polícia Civil, composta pela Delegada Lorena Robaldo, o Agente de Polícia João Ruimar Cogo e os escrivães Franklin Chegury Viana e Alessandra Penna, realizarão essa palestra através da Operação Nacional VIRTUDE, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, será realizada por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Pessoa Idosa e com a Polícia Militar (PMES).

A apresentação iniciou mostrando os dados referentes a violência contra a pessoa idosa, onde diz que, só nos cinco primeiros meses de 2023, foram registradas 47 mil denúncias de violência cometida contra pessoas idosas através do Disque 100. Esse número equivale a 87% a mais que o mesmo período de 2022. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2022), 15,7% da população idosa está submetida a algum tipo de violência.

Em 2022 foram registrados 1.919 Boletins de Ocorrências (BO) nas Delegacias Especializadas de Atendimento a Pessoa Idosa do Espírito Santo.

A equipe citou que as principais violências contra os idosos são do tipo física, psicológica/moral, sexual, financeira/econômica/patrimonial, negligência/abandono e discriminação.

Também foram citados os tipos de golpes contra a pessoa idosa: golpe do amor, compra no cartão de crédito, mensagens no WhatsApp, ligação de falso sequestro, empréstimo consignado e saidinha de banco.

O Estatuto da Pessoa Idosa, em seu Artigo 3º, diz “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito a vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

Após a palestra da equipe da Polícia Civil, um grupo de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo a Criança e ao Adolescente (SCFV) fizeram a apresentação da música “Trem-Bala”, de Ana Vilela.

Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br

Noticia Pessoas de baixa renda de Iúna agora contam com assistência jurídica gratuita O Serviço é disponibilizado na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. há 31 dias  •  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Noticia Ação Cidadã desse ano em Iúna já tem data definida A Ação acontecerá em Pequiá e na Sede, em dias distintos. há 1 mês  •  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Noticia Novos Conselheiros Tutelares de Iúna participam da cerimônia de posse Os cinco novos membros vão atuar no pleito 2024-2027. há 1 mês  •  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social