Secretaria de Agricultura

Os melhores cafés de Iúna são escolhidos em Concurso de Qualidade

O Concurso foi realizado nesta quarta-feira (18) onde 20 amostras foram premiadas.

Publicado em 19/10/2023 às 11:29  •  atualizado há 4 horas

Aconteceu na noite desta quarta-feira (18) a cerimônia de premiação do 9º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica e do 1º Concurso Municipal de Qualidade do Café Conilon de Iúna, realizado pela Prefeitura de Iúna, através da Secretaria de Agricultura juntamente com o INCAPER e a Associação de Cafés Especiais, em parceria com o SENAR, COOCAFÉ e Nater Coop.

As inscrições para os concursos foram realizadas de 03 de julho a 06 de setembro de 2023. Onde os produtores entregaram o lote mínimo de uma saca de 40 Quilos, beneficiado, para a categoria Arábica e para a categoria Conilon.

Inicialmente, os dois concursos tiveram o total de 63 inscrições, porém, apenas 58 confirmaram e foram avaliados pela comissão Q-Grader.

Sete profissionais avaliaram cada amostra e deram as pontuações de acordo com o aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, corpo, finalização e equilíbrio da bebida.

Durante o evento teve uma homenagem para o Técnico Agrícola Aécio Flávio neves, personalidade que muito contribuiu para a cafeicultura do município desde o antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC) até sua aposentadoria como servidor público. A homenagem foi recebida por seu filho, o Presidente da 16ª Subseção de Iúna da OAB/ES Christian Henriques Neves.

Foram convidados a compor a mesa de autoridades: o Prefeito Romário Batista Vieira, o Presidente da Câmara Municipal Adimilson de Souza, o Secretário de Agricultura João Marcos Gava, o Presidente da Associação de Cafés Especiais de Iúna Eder de Amorim Barros, o chefe do escritório local do INCAPER Túlio Luiz Borges, o Presidente do Sindicato Patronal Vilson Barbosa e o representante dom Sindicato dos Trabalhadores Rurais der Iúna e Irupi Isaudino Alves e Souza.

O evento contou também com a presença da Rainha do Café 2023 Karla Beatriz Silveira Amorim, as princesas Ana Ester Oliveira Guilherme e Dhébora Mirtis Guilherme Oliveira, o Supervisor de loja do COOCAFÉ Wandrei Barçante, o provador de cafés do COOCAFÉ João, o gerente da Nater Coop Rodrigo Souza, o Secretário de Meio Ambiente e Limpeza Pública Manoel Gomes, o Secretário de Saúde Durval Dias Santiago, o Gerente da Nater Coop Rodrigo Souza, o assessor do Deputado Federal Gilson Daniel Vandinho, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Lusmar Vieira – Tuca, a Subsecretária de Cultura Maria Aparecida Vettorazzi Vargas, os vereadores: Paulo Henrique L. da Silva, Valci de Paula Montoni, Helton Amorim Cunha, Jonathan Bonfante Moreira, Emmanuel Garcia de Amorim, Geovan Furtado dos Reis e Emerson da Silva Santos.

CONHEÇA OS VENCEDORES:

1)      Categoria Conilon (Canéfora):

1º lugar - Nadim Ferreira Cardoso, com a nota de 85,04 (R$ 2.500,00);

2º lugar - Sara Horst, com a nota de 83,46 (R$ 1.500,00);

3º lugar - Leandro Aparecido Rosa, com a nota de 83,08 (R$ 1.000,00).

2)      Categoria Natural do Café Arábica:

1º lugar - Cedro do Carmo Fornari, com a nota de 86,42 (R$ 5.000,00);

2º lugar - Rosival Dutra Vieira, com a nota de 83,17 (R$ 3.000,00);

3º lugar - Gilmar Chagas Alves, com a nota de 82,25 (R$ 2.500,00);

4º lugar - Welinton Braga de Oliveira, com a nota de 80,79 (R$ 2.000,00).

3)      Categoria Cereja Descascado do Café Arábica:

1º lugar - Fernando José de Miranda, com a nota de 86,17 (R$ 5.000,00);

2º lugar - Tainã Romualdo Miranda, com a nota de 85 (R$ 3.000,00);

3º lugar - Leandro Aparecido Rosa, com a nota de 84,33 (R$ 2.500,00);

4º lugar - Carlos Roberto Vieira, com a nota de 84,17 (R$ 2.000,00);

5º lugar - Juarez Erisvalter de Almeida, com a nota de 83,33 (R$ 1.500,00);

6º lugar - Sebastião Alves Ribeiro, com a nota de 82,63 (R$ 800,00);

7º lugar - Emílio Messias Horst, com a nota de 82,38 (R$ 800,00);

8º lugar - Amós José Horst, com a nota de 81,67 (R$ 600,00);

9º lugar - Ana de Fátima Gomes, com a nota de 81,58 (R$ 500,00);

10º lugar - Wellington Lemos de Amorim Costa, com a nota de 81,21 (R$ 500,00).

4)      Categoria Cereja Fermentado do Café Arábica:

1º lugar - Deneval Miranda Vieira Junior, com a nota de 87,04 (R$ 5.000,00);

2º lugar - Roberto Brum Lima, com a nota de 85,17 (R$ 3.000,00);

3º lugar - Elias Rodrigues de Souza, com a nota de 81,88 (R$ 2.500,00).

Os melhores cafés de Iúna são escolhidos em Concurso de Qualidade

Noticia 25 novos equipamentos são entregues às Associações Rurais de Iúna A entrega das equipamentos para as Associações Rurais Sustentáveis foi na última sexta-feira (22). há 1 mês  •  Secretaria de Agricultura

Noticia Associações Rurais vão receber mais 25 equipamentos nesta sexta-feira (22) A ação será em frente a praça do Ginásio de Esportes, às 15h. há 1 mês  •  Secretaria de Agricultura

Noticia Reunião do Conselho Rural aborda conquista de mais 25 equipamentos e outros assuntos A reunião contou ainda com dicas de uso de lubrificantes e serviços do SEBRAE. há 2 meses  •  Secretaria de Agricultura