Secretaria de Turismo e Cultura

Iúna recebeu mais de 30 mil pessoas nos quatro dias de evento

A Festa de 133 anos de Emancipação Política do município contou com concursos e shows musicais.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 25/10/2023 às 16:28  •  atualizado há 9 horas

De 19 a 22 de outubro a Prefeitura de Iúna realizou a festa de 133 anos de Emancipação Política. Um evento que reuniu milhares de pessoas no Parque de Exposições, tendo em sua programação a Prova de Três Tambores com narração do Comentarista de Rodeio Fernando Vilela, Concurso Leiteiro, Concurso de Marcha com o árbitro Marcelo Ramos e Rodeio Profissional com locução de Claudiney Mathias.

A Prova de Três Tambores combina a habilidade atlética do cavalo e do cavaleiro para contornar os tambores com um giro de 360º que estão há 30 metros de distância um do outro em um percurso triangular no menor tempo possível. Cada tambor derrubado é visto como penalidade, em que se acrescenta cinco segundos no tempo final. Clique aqui e conheça os ganhadores.

O Concurso Leiteiro teve a participação de 32 vagas, que totalizaram em 3.186,600 kg de leite coletados no final dos três dias de competição. As categorias foram divididas em “próximo de 25 kg, 35 kg e 45 kg de leite”, os vencedores foram os que chegaram mais perto dessa numeração, não os que produziram a maior quantidade de leite. Clique aqui e conheça os vencedores.

Já no Concurso de Marcha teve 120 equinos competidores. Nesse concurso, os animais andam sem tocar a parte traseira do casco no chão. As categorias foram divididas em: cavalo sem registro, égua sem registro, cavalo registrado, égua registrada, cavalo marcha picada, égua marcha picada, cavalo castrado, burro, mula, campeão dos campeões e amazonas. Clique aqui e conheça os ganhadores.

O Rodeio foi um dos momentos mais aguardados da programação. Sua abertura fez o público se emocionar e se arrepiar. Os competidores se apresentaram em uma passarela em chamas que foi desenhada no chão, no meio da arena também havia um formato de violão gigante que também ficou em chamas. E mais fogo surgia em outros pontos de acordo com o ritmo da música.

Em 1º lugar, com 87 pontos, ficou Getúlio Garcia (Muniz Freire/ES), em 2º lugar, com 84,75, Hétulluz T. S. Moreira (Holambra/SP), em 3º lugar, com 83,5 pontos, Douglas Guehardt (Muniz Freire/ES), em 4º lugar, com 82,25 pontos, Rafael Faginer da Silva (Monte Sião/MG) e em 5º Lugar, com 80 pontos, Wadson Luis Figueiredo (Alegria de Simonésia/MG). Teve também premiação para o melhor touro, que foi o Diamox, da companhia São Cristóvão, de Adriano Canela.

E claro que não podia faltar música, e só música boa. Teve show com Clayton Aguiar, Matheus e Kauan, Cici e Cia, Justino Leandro, Júnior e Gustavo, DJ Wando Capixaba, Banda Forró Xonado, Bruno e Denner, Pagode Entre Amigos, Pancadão do Forró e Ícaro e Gilmar. O público pôde curtir também um parque de diversões e a praça de alimentação.

A festa de 133 anos de Emancipação Política de Iúna foi uma realização da Prefeitura, da Secretaria de Turismo e Cultura, da Secretaria de Agricultura, com apoio da Câmara Municipal e da Polícia Militar e patrocínio do Banestes.

Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br

Iúna recebeu mais de 30 mil pessoas nos quatro dias de evento

Noticia Credenciamentos para exposição de produtos na Feira Arte e Sabor vão até 22 de março Podem participar pessoas físicas e jurídicas do ramo alimentício (comidas, doces e bebidas), produtos artesanais e cervejas. há 1 dia  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Pequenos empreendedores de Iúna podem solicitar crédito com o Programa Nossocrédito O programa está disponível para autônomos, MEI’s e micro e pequenas empresas. há 25 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura