Iúna comemora 133 anos de Emancipação Política nesta terça-feira (24)

De origem Tupí, a palavra Iúna significa Águas Pardas.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 24/10/2023 às 08:00  •  atualizado há 11 horas

O município de Iúna, localizado na região do Caparaó Capixaba, é destaque nacional em ecoturismo, cachoeiras, vales e está bem próximo ao Parque Nacional do Caparaó, que abrange os estados de Espírito Santo e Minas Gerais.

Destaque também para os cafés especiais, nossos produtores receberam as melhores classificações em vários Concursos de Café.

Atualmente, Iúna é administrada pelo prefeito Romário Batista Vieira e tem como vice-prefeito Cláudio Deps.

Nesta terça-feira (24) o município comemora 133 anos de Emancipação Política, são muitos anos de dedicação e compromisso com a população. De origem Tupí, a palavra Iúna significa Águas Pardas.

Veja alguns locais turísticos para você conhecer em Iúna acessando aqui.

PONTOS TURÍSTICOS

Pico Colóssus

Ganhou essa denominação na década de 1980, quando um grupo de jovens evangélicos numa das idas ao seu topo para retiro espiritual, fizeram meditação a partir de versículos do livro de Colossenses. O pico está a 1650 metros de altitude.

Água Santa

É um local de devoção e milagres, cuja água, a Fonte de Santa Luzia, segundo a crença popular, tem poderes milagrosos. Situada a três quilômetros do centro da cidade. O começo de sua história se dá com a chegada do frei Bento di Genova, um frade capuchinho que no dia 01/01/1862 morreu sentado sobre uma pedra ali existente, que com o tempo tomou a fama de Pedra do Pecado.

Pedra do Pecado

Tem uma passagem estreita e dizem que só quem não tem pecados consegue passar pele fresta que existe entre a pedra e a rocha. Se os pecados forem muitos, a pessoa fica agarrada e será liberada somente com a presença de um padre.

Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens

A primitiva capela foi construída em 1845, sendo demolida em 1858 para a construção da Capela da Pureza, que permaneceu de pé até 1879, quando a nova e imponente Matriz foi construída pelos imigrantes italianos. Em 1910 foi demolida e no local, foi construída uma réplica da Matriz de Santa Margarida da cidade de Castelluccio Superiore, de onde provinha a maioria das famílias que imigraram para Iúna. Até hoje, os anjos nos altares das duas igrejas são idênticos. Em 1948 foi construída a torre.

No final da década de 1960, foi demolida a antiga igreja e, sob a liderança do padre Pedro Agostinho, iniciou-se a construção da atual matriz, que possuía somente uma torre. Com a reforma realizada nos anos 2008/2009, a matriz foi remodelada, passando a contar com duas torres em sua fachada.

Cachoeiras e poços

As cachoeiras com piscinas naturais, de águas cristalinas, propiciam lazer a milhares de turistas capixabas e de outros estados. Nas comunidades de Rio Claro, São João do Príncipe e Santa Clara, estão localizados ótimos pontos de visitação, com estrutura de restaurante, pousada, camping e local de banho.

Alguns destinos principais são as Cachoeiras do Rio Claro, do Braz, dos Jesuítas, do Chiador, de São João do Príncipe, do Recanto do Príncipe e o Poço das Antas.

Cemitério dos Escravos

Localizado no distrito de Nossa Senhora das Graças (Perdição), o antigo cemitério dos escravos da Fazenda da Saudade, de propriedade do Capitão João Ignácio de Almeida, permanece como testemunha do período escravocrata e recebe a cada ano, no dia 13 de maio, a visita de diversos grupos de afro descendentes.

Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br

Iúna comemora 133 anos de Emancipação Política nesta terça-feira (24)

Noticia Inscrições do Processo Seletivo nº 01/2024 vão até amanhã (01) As vagas são para as áreas da Educação, Assistência Social e Meio Ambiente. há 4 dias  •  Gabinete do Prefeito

Noticia Inscrições do Processo Seletivo de Estágio em nível superior vão até 10 de março Há vagas para estudantes de graduação e pós-graduação de 21 cursos. há 10 dias  •  Gabinete do Prefeito