Secretaria de Turismo e Cultura

Casa da Cultura comemora Dia Municipal da Cultura com Sarau

O evento contou com apresentações musicais, exposição de pinturas em tela, contação de história e de poesia.

Publicado em 02/10/2023 às 08:38  •  atualizado há 5 horas

Para comemorar o Dia Municipal da Cultura, em 29 de setembro (Lei nº 2.954/2021), a Prefeitura de Iúna, através da Secretaria de Turismo e Cultura, realizou um Sarau no dia 28 de setembro na Casa da Cultura com apresentações musicais, exposição de pinturas em tela, contação de história e de poesia.

Durante a tarde teve apresentação da banda Fúria de Tambores Comuti, composto por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e da rede de atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), sob orientação do maestro Jorge Maicon Brandão Cruz.

À noite as crianças do projeto Tocando e Encantando da Associação Iunense para o Desenvolvimento Social (ASSIUDES) tocou a música “Leãozinho”, de Caetano Veloso, utilizando o instrumento xilofone.

Em seguida, José Olímpio de Almeida contou a história do Palacete Municipal (Casa da Cultura), iniciando desde as Capitanias Hereditárias – criadas pelos portugueses para extração de ouro, a construção da Estrada São Pedro de Alcântara - que ligava Espírito Santo à Minas Gerais, a construção do Quartel Rio Pardo – que atraiu muitas pessoas para a região em busca de ouro e terras férteis, até a inauguração do atual Palacete Municipal (Casa da Cultura) em 1914.

Gilberto Pagani (Bill) foi convidado a participar do Sarau para recitar poesias, sua apresentação fez com que os convidados ficassem admirados com a maneira de que a voz entoava em cada frase. Bill recitou poesias autorais e de outros escritores nacionais, como Ferreira Gullar, Mário de Andrade, Vinícius de Moraes e também de José Olímpio de Almeida, “O Palacete Municipal”.

Um novo poeta iunense, Jeferson Oliveira, teve a oportunidade de recitar um de seus poemas “Contra a Dor”.

E para finalizar o Sarau da Cultura 2023, teve apresentação musical com o grupo de violão da cidade de Irupi.

O evento contou com a participação do Prefeito Romário Batista Vieira, do Secretário de Turismo e Cultura Rogério Cézar, da Subsecretária de Cultura Maria Aparecida Vettorazzi Vargas, da Diretora de Cultura Lorena Cézar, da servidora Fátima Aparecida Assis de Souza Amorim, do Coordenador do Programa Cidade Empreendedora David Florenço e dos representantes da Academia Iunense de Letras José Olímpio de Almeida e Gilberto Pagani (Bill).

A exposição das pinturas em telas feitas pelos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo ao idoso (SCFV) estarão disponíveis para visitação na Casa da Cultura até o dia 05 de outubro.

Casa da Cultura comemora Dia Municipal da Cultura com Sarau

Noticia Iúna recebe Ciclo do Saber – Turismo como forma de impulsionar o setor no Caparaó O evento contou com a participação de mais de 250 pessoas, entre empresários, gestores e lideranças do Caparaó Capixaba. há 2 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Iniciada a implantação da Rodovia ES-379 no trecho de Iúna a Irupi A obra terá o total de 25 km e conta com recursos do Governo do Estado. há 3 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Inscrições abertas para curso gratuito em Iúna de Atrativos e Negócios Inteligentes O curso será de 17 a 28 de junho no Polo UAB/UNAC de Iúna. há 10 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura