Secretaria de Turismo e Cultura

Iúna já tem o resultado da pesquisa de Estratégia de Branding e Storytelling

Iúna: café, natureza e história.

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Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 26/09/2023 às 13:51  •  atualizado há 3 dias

O município de Iúna teve sua pesquisa de Branding e Storytelling finalizada e foi apresentada durante um encontro que aconteceu na última quinta-feira (21) na Casa da Cultura.

Esse trabalho de pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo foi desenvolvido pela empresa Jargo Agência, na qual o objetivo era chegar na “marca de Iúna”, através da percepção de como o município é conhecido e qual a relevância para o turismo, partindo do novo lema “Iúna, o coração do Caparaó”, que substitui o então lema “Iúna, a capital do Caparaó”, onde a ideia de capital seria mais adequada para grandes cidades e metrópoles.

A apresentação foi realizada pela equipe técnica do Sebrae responsável pelo projeto e contou com a presença do Secretário de Turismo e Cultura Rogério Cezar, da Subsecretaria de Cultura Maria Aparecida Vettorazzi Vargas, do Coordenador do Programa Cidade Empreendedora e responsável pelo acompanhamento do projeto David Florenço, da Analista Técnico do Sebrae Fabiele de Paula, do Presidente da Câmara Municipal Adimilson de Sousa, do vereador Emerson da Silva Santos, membros do Conselho de Turismo e alguns convidados.

"O desenvolvimento da estratégia de marca para Iúna é uma oportunidade de comunicar a cidade, sua vocação e como gostaríamos que ela fosse enxergada, através de uma linguagem unificada entre poder público e privado, bem como pelo cidadão", afirma David Florenço.

A pesquisa foi dividida em quatro partes: 1) Estratégias de Branding e Storytelling, 2) Experiências de Turismo, 3) Comunicando as Experiências de Turismo e 4) Potenciais Negócios para Iúna.

1) ESTRATÉGIAS DE BRANDING E STORYTELLING

Foram criadas possibilidades e conexões para o visitante vivenciar de perto o esplendor natural, aromas, sabores e a cultura local.

Sobre o Posicionamento da Marca Iúna, foi destacado que “Nós somos uma cidade vibrante, onde tudo flui e a vida pulsa; somos o ponto central da região, que facilita sua jornada pelo Caparaó; e a conexão sustentável da natureza com a comunidade, em todos seus saberes, sabores e vivências”.

Os Valores Compartilhados, que são os valores fundamentais que Iúna acredita e que influencia cada paixão que faz parte da marca da cidade, foram divididos em quatro: 1 - Jornada da Descoberta – “Iúna se abre em novidades”, 2 – Imersão na Cidade – “Faça parte de Iúna”, 3 – Caparaó Interligado – “De Iúna para toda parte” e 4 - Povo Vibrante – “Estrutura que acolhe e celebra”.

O Tom de Voz refere-se à personalidade e estilo de comunicação adotado por Iúna em sua expressão verbal. E foi dividida em três sub tópicos:

1 – Somos o coração do Caparaó: Iúna é privilegiada por sua geografia singular, com uma grande parte do Parque Nacional do Caparaó pertencendo ao município. Isso faz de Iúna o destino ideal para explorar o Parque e desfrutar dos atrativos da região do Caparaó.

2 – Aqui a vida é vibrante: Iúna se destacará na região por ter a melhor estrutura para receber os visitantes e oferecer opções variadas de entretenimento – como bares, restaurantes e cafés -, além de eventos culturais, que convidam a explorar a cultura e história da cidade e da região.

3 – Nossa história é rica e próxima: Iúna é uma cidade rica em história e cultura. As pessoas têm um contato próximo com a história da cidade e com aqueles que a construíram. Sua cultura se apresenta por meio de diversas manifestações culturais e na arquitetura que nos rodeia.

Manifesto da Cidade é uma declaração ou um documento que expressa a essência, proposito, valores e crenças. Sobre isso, a pesquisa cita “Somos a cidade do café. Plantado em nossa terra e servido na mesa do brasil e do mundo, esse café nos faz mais que especiais: faz de todos a manifestação genuína de nossa gentileza, receptividade e cultura. Somos verdadeiros apaixonados pela produção dessa bebida, que infunde em cada grão uma porção generosa de paixão”.

Afirmações Essenciais refletem o princípio norteador da comunicação da cidade. Elas são inspiradas pelos valores compartilhados de Iúna enquanto o coração do Caparaó. As Afirmações Essenciais estão direcionadas para o futuro da cidade e são reflexos de seus valores: Jornada de Descoberta, Imersão na Cidade, Caparaó Interligado e Povo Vibrante.

As Afirmações Essenciais foram divididas em 11 subtemas: 1 – Uma vida vibrante, cheia de motivos para celebrar; 2 – Cafés com sabores e aromas que contam histórias de uma produção familiar marcada por uma singular diversidade; 3 – Explore belezas escondidas e sensações naturais em um revigorante mergulho em nossa águas; 4 – Sua jornada começa aqui: conheça os destinos mais exuberantes do Caparaó; 5 – A proximidade da nossa gente é um afeto que queremos compartilhar; 6 – Cada paisagem que contemplamos é uma lembrança da exuberância natural que nos abraça; 7 – Uma cidade viva e com a melhor estrutura para te acolher; 8 – História contada pelos descendentes que mantêm viva a memória de nosso passado; 9 – Uma gastronomia afetiva que representa nossa receptividade através de diferentes influências culinárias; 10 – De leste a oeste, traçamos novos caminhos para mostrar a exuberância da Serra do Caparaó; 11 – Lugares sagrados onde se celebra a fé que nos une.

2) EXPERIÊNCIAS DE TURISMO

A pesquisa cita “Do esplendor da natureza e da nossa cultura à hospitalidade calorosa de nosso povo, Iúna é um destino de vivências sustentáveis, estéticas e saborosas e que proporciona momentos inesquecíveis”.

Iúna está emergindo como um destino que encanta os viajantes com suas belezas naturais e águas serenas. No entanto, análises do ambiente digital revelaram que a cidade permanece oculta nas buscas relacionadas ao destino Caparaó.

Para efetivar o turismo em Iúna, foram listadas nove principais Formas de acessar boas experiencias turísticas: 1 - Proteção da natureza; 2 - Beleza cênica; 3 - Preservação cultural; 4 - Facilidade de planejar; 5 - Facilidade de se localizar; 6 - Facilidade de deslocamento; 7 - Produtos e serviços locais; 8 - Contato com a comunidade; e 9 - Conectado e compartilhável.

3) COMUNICANDO AS EXPERIÊNCIAS DE TURISMO

A estratégia para as experiências turísticas de Iúna é baseada em quatro "Paixões": Café; Natureza e Águas; Cultura e História; e Gastronomia e Eventos. Cada paixão atrai um público específico, com diferentes interesses e características.

Café: Experiências que envolvem uma imersão na cultura cafeeira, através da descoberta de novos sabores e aromas, do universo dos produtores de cafés e dos processos sustentáveis de cultivo e produção do café. Seu público-alvo são os apreciadores de café.

Natureza e Águas: Experiências que criam conexão autêntica e sustentável com o ambiente natural, minimizando impacto e contribuindo para a preservação ambiental. Tem como público-alvo os descobridores naturais.

Cultura e História: Experiências que valorizam a autenticidade do local e seu contexto cultural e histórico, através do conhecimento e a imersão nas tradições e manifestações culturais. Seu principal visitante é o conhecedor profundo.

Gastronomia e Eventos: Experiências baseadas na descoberta de sabores autênticos e de preparos típicos, bem como o envolvimento nas celebrações e manifestações culturais de Iúna. Seu público-alvo é o experimentador.

4) POTENCIAIS NEGÓCIOS PARA IÚNA

Através da pesquisa realizada para o Branding da Cidade de Iúna, foram obtidos insights com 10 macroáreas que foram atribuídas como oportunidades de negócios para atender a demanda turística e econômica em Iúna. Essas macroáreas estão alinhadas com as tendências do mundo contemporâneo em consonância o potencial inato que o território possui. O objetivo dessa parte do Branding é disponibilizar ao empreendedor potencialidades alinhadas com o futuro e vocação da cidade.

Lista de Potenciais para Iúna: Transporte turístico, turismo de aventura, turismo científico, hospitalidade com serviços agregados, gastronomia, eventos, construção civil, mel de meliponicultura, café e água.

Assessoria de Comunicação
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br

Fotos

Iúna já tem o resultado da pesquisa de Estratégia de Branding e Storytelling

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://iuna.es.gov.br/l/cbbPz.html

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