Prefeitura de Iúna cria programa de Empreendedorismo Feminino.

Por Assessoria de Comunicação , fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 10/05/2023 às 10:55  •  atualizado há 53 minutos

O projeto “Mulheres em Ação” É um programa que cuida, incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender.

É por saber da força das mulheres nos negócios que a Prefeitura Municipal de Iúna em parceria com o Sebrae, as Secretarias de Gestão, Planejamento e Finanças, Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Agricultura, Policia Militar, OAB Mulher, Incaper e Senar se juntam para criar esse projeto que tem por objetivo impulsionar o empreendedorismo feminino, orientando e inspirando as empreendedoras a cuidar de si, se capacitar, vender mais, aumentar seus lucros, conquistar novos clientes, fechar contratos e ter muito sucesso.

Porque, quando uma mulher empreende, ela gera emprego e renda, faz a economia girar e encoraja a participação de outras mulheres nos negócios.

OBJETIVOS

Constitui objeto deste projeto o fomento ao empreendedorismo feminino de impacto social, de incentivo e valorização.

Visa inspirar mulheres iunenses e em situação de vulnerabilidade a cuidar de si, montar seus empreendimentos, se capacitar, vender mais, aumentar seus lucros, conquistar novos clientes, fechar contratos e ter muito sucesso na vida.

O Projeto Mulheres de Iúna está diretamente ligado com a meta 8.3 da ODS, com a criação de meios que apoiem as atividades produtivas, favoreçam a geração de empregos e postos de trabalhos decentes e principalmente permita a formalização de novos empreendimentos na cidade.

JUSTIFICATIVA

As lideranças femininas têm também grande potencial transformador dentro das empresas, diversificando os pontos de vista na tomada de decisões e dando mais visibilidade para questões de gênero. Isso ocorre tanto no cotidiano com os colegas de equipe quanto na relação cliente/prestador de serviço.

Da mesma forma, empresárias empoderadas podem influenciar e inspirar outras mulheres, compartilhando suas histórias e ajudando-as a superar os obstáculos e desafios.

Além de contribuir para o crescimento da economia e para a criação de empregos, o empreendedorismo feminino transforma também as relações sociais. Quando mulheres alcançam a autonomia financeira, não precisam mais se submeter a relacionamentos abusivos e violentos, pois não dependem mais de terceiros para se sustentar.

As mulheres vêm lutando há anos por igualdade social e por mais espaço no mercado de trabalho. Mas, apesar dos grandes avanços e conquistas, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. Essa luta, entretanto, tem um importante aliado: o empreendedorismo feminino.

Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, mostram que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil e que, em 2018, elas já eram 34% dos “donos de negócio”.

O GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que é a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, com dados de 49 países, mostrou, em sua última edição (2018), que o Brasil ficou em sétimo lugar no ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais, ou seja, aqueles com menos de 42 meses de existência.

Em dados gerais o O microempreendedor individual (MEI) é o que apresenta a maior taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos. O levantamento apontou taxa de 29% dessa área de negócio, seguido das microempresas, 21,6%, e as de pequeno porte 17%.

O comércio foi o setor que mais fechou, com 30,2%. Indústrias da transformação com 27,3%, serviços 26,6%, e indústria extrativa com 14,3% de encerramento.

Um mercado financeiro acessível aos empreendedores, combinado com capacitações, gerou em 2021 um saldo de 2,5 milhões de empregos, um crescimento econômico e sobretudo, maior desenvolvimento econômico social no país.

CRONOGRAMA DE AÇÕES

O detalhamentos das especificações dos serviços comtemplam cursos, palestras e eventos voltados para o público feminino que serão comunicados amplamente para adesão dos interessados.

Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br

Prefeitura de Iúna cria programa de Empreendedorismo Feminino.

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 dia  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 8 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Tiradentes: personalidade importante na luta pela independência do Brasil Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. há 8 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Inscrições para o Concurso Público nº 01/2023 vão até esta terça-feira (16) As inscrições devem ser feiras através do site www.institutoconsulplan.org.br. há 12 dias  •  Prefeitura Municipal