História de Iúna será contada por produtores rurais através do Museu de Percurso

Com o Museu de Percurso, os visitantes terão conhecimento sobre o município de forma dinâmica, visitando várias propriedades.

Publicado em 07/02/2023 às 10:08  •  atualizado há 2 dias

A prefeitura de Iúna, em parceria com o Sebrae/ES, apresentou ontem (06) o projeto Museu de Percurso dos Cafés de Iúna, na qual serão selecionadas algumas propriedades cafeeiras para serem os pontos fixos de contadores de parte da história do município relacionada à propriedade e à família. Histórias que transformaram Iúna em um dos maiores produtores de café arábica do Estado e lar de alguns dos cafés mais premiados do país.

O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores, foi ministrado pela Analista Técnico do Sebrae Caparaó – Kelly Machado e pelo Consultor do Sebrae – Jarbas Gomes, estiveram presentes o Secretário de Gestão, Planejamento e Finanças - Waldrem Marcelo, o Secretário de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo - Manoel Gomes, o Secretário de Agricultura - João Marcos, o Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos - Leandro Lino, o Gerente do Sebrae Caparaó – Anderson Baptista, o Vereador - Emmanuel Garcia, além de produtores de cafés, proprietários de empreendimentos turísticos, conselho de turismo e comunidade em geral.

O Museu de Percurso dos Cafés de Iúna é um aparelho cultural municipal que tem como objetivo valorizar e agregar valor ao café dos produtores de Iúna através do desenvolvimento da qualidade simbólica e serviços personalizados.

Ao contrário de uma exposição permanente tradicional, em que todo o material expositivo se concentra em um só lugar, o Projeto é variável, e as formas de chegar a cada lugar mudam a partir do ponto onde está o expectador (turista/ visitante). O fluxo de visitação é dinâmico, o trânsito pelo município é uma premissa. Mesmo distantes um do outro, há algo que é comum a todos os pontos do percurso: a capacidade das propriedades de empreender e a resiliência de sua atividade vinculada à cafeicultura. A beleza do percurso está nas formas e estratégias como cada família realiza essas características.

Com o Museu de Percurso, os turistas que visitarem uma dessas propriedades sentirão vontade de conhecer mais sobre o passado de Iúna e outras curiosidades, portanto, a ideia é que esses turistas voltem mais vezes ao município e, claro, poder levar um pouco dessa história para casa, tanto na memória como em produtos, como o pó de café, por exemplo.

A ação faz parte de um projeto macro de avanços do turismo, que tem como objetivo fazer de Iúna destino competitivo em turismo, proporcionando ao turista diversificadas experiências em ecoturismo e turismo de aventura, valorização da cultura e da história local, das belezas naturais e da identidade do município ao passo que se traz mais renda de maneira distribuída para o município.

Esse projeto de avanços do Turismo foi vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor de 2022 - Categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos.

Foi uma iniciativa da administração municipal em conjunto das secretarias de Gestão, Planejamento e Finanças, Turismo e Cultura.

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 3 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 10 dias  •  Prefeitura Municipal

57:52

Vídeo Licitação CP Nº 61/2023 - Execução da obra de construção da escola e quadra de Santa Clara do Caparaó. Execução da obra de construção da escola e quadra de Santa Clara do Caparaó. há 11 dias  •  Prefeitura Municipal