Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento internacional sobre o controle do câncer de mama criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 05/10/2022 às 08:48  •  atualizado há 1 hora

Outubro Rosa é uma campanha com intenção de alertar a população, principalmente mulheres, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, auxiliando com dados preventivos.

É extremamente importante que as mulheres façam exames preventivos e consultas com um(a) ginecologista ao menos uma vez ao ano para garantir que sua saúde esteja estável.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário, e se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta as chances de cura. De acordo com o Instituto Oncoguia, isso acontece com 95% dos casos que são descobertos em seu estágio inicial.

A própria mulher pode fazer a auto toque em suas mamas, se perceber que é um caroço, deve procurar um médico o mais rápido possível.

Se perceber alguns dos sintomas a seguir a atenção deve ser redobrada: inchaço de toda ou parte de uma mama, nódulo único endurecido, irritação de uma parte da mama, dor na mama ou mamilo, vermelhidão na pele, edema (inchaço) da pele, espessamento ou retração da pele ou do mamilo e secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.

A campanha visa, também, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama

Noticia Prefeito Romário Vieira se reúne com representantes do DETRAN O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira em vitória. há 12 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Inscrições abertas para cadastro de CHE de magistério As inscrições para a Carga Horária Especial (CHE) vão até 12 de dezembro. há 16 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Iúna realizará leilão municipal de lotes Lotes de propriedade da prefeitura serão leiloados no próximo dia 16. há 18 horas  •  Prefeitura Municipal