APAE de Iúna realizou diversas atividades entre os dias 21 a 28 de agosto

A ação é em comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Publicado em 30/08/2022 às 09:19  •  atualizado há 10 horas

A APAE de Iúna realizou atividades durante toda a semana passada (21 a 28) em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema “Superar Barreiras para Garantir Inclusão”.

Maria dos Anjos, diretora da APAE de Iúna, comenta que “Esse momento é muito importante para nós da equipe da APAE porque estamos levando até a comunidade os direitos da pessoa com deficiência. Essa é uma semana muito especial para nossos alunos, momento de interação, inclusão e conquista”.

No primeiro dia, domingo 21, foi realizado um culto na Igreja Batista Central em forma de pedir bênçãos para a semana e especialmente para os alunos da APAE.

As atividades da segunda-feira, Mesa Redonda com pais do Programa de Estimulação Precoce e palestras sobre Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes, não aconteceram, em forma de respeito ao falecimento do aluno Thallison Rodrigues Soares. A Prefeitura de Iúna e a APAE deixam aqui os sentimentos aos familiares.

O dia 23 teve muita vibração e emoção, aconteceu o VII INTER APAE's, além de outras competições e visita de alunos das APAE’s de Guaçuí, Ibitirama, Muniz Freire e Lajinha/MG. No Jogo de dama, a APAE de Iúna foi representada por Valéria Hubner Eugenio, onde conquistou a medalha de ouro, exemplo de superação e inclusão. No futsal, o 1º lugar ficou para APAE de Iúna, em 2º lugar APAE de Guaçuí e em 3º lugar a APAE de Ibitirama. Teve também a pintura do muro, a APAE ganhadora foi a de Muniz Freire.

No dia seguinte, 24, aconteceu o jogo de futebol com o time da APAE de Iúna versus Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes (SCFV). O placar ficou de 1 para APAE e 0 para SCFV.

Alunos das escolas do município visitaram o colégio no dia 25, também aconteceu a 7ª Edição do Prêmio Maria Luiza Dadalto, em Vitória.

A sexta feira foi um dos dias mais especiais, aconteceu a inauguração do consultório odontológico e o lançamento do livro “Uma Escola Nada Normal”, escrito pelos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE. Estiveram presentes o Prefeito Romário Batista Vieira, o vereador Emmanuel Garcia e o secretário de saúde Durval Dias.

O livro foi divulgado por meio de uma live da Federação Nacional das APAE’s no sábado, com o tema “Atitudes Inclusivas Construindo Novos Cenários de Participação Social”.

Em forma de agradecimento pelo sucesso das atividades durante toda a semana, o enceramento foi através de uma missa no domingo, 28, na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Dedicar datas às ações de acessibilidade como essa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, é muito importante para disseminar o conhecimento e a conscientização da população. No entanto, a atitude das pessoas deve ser de respeito todos os dias.

“Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”. – Art. 4º da Lei Brasileira de Inclusão.

APAE de Iúna realizou diversas atividades entre os dias 21 a 28 de agosto

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 5 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Tiradentes: personalidade importante na luta pela independência do Brasil Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. há 5 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Inscrições para o Concurso Público nº 01/2023 vão até esta terça-feira (16) As inscrições devem ser feiras através do site www.institutoconsulplan.org.br. há 9 dias  •  Prefeitura Municipal