7º Festival de Pipas em Iúna acontece em agosto

Na programação do festival de pipas está previsto distribuição de pipas e linhas para crianças, sorteio de brindes, recreação infantil com palhaço, pula-pula, distribuição de algodão-doce e pipoca.

Publicado em 26/07/2022 às 16:00  •  atualizado há 1 dia

A subsecretaria de Esportes em parceria com União dos Pipeiros de Iúna irá realizar a 7ª edição do Festival de Pipas, no dia 21 de agosto, domingo, no alto Guanabara. Nesta terça-feira (26), o prefeito de Iúna Romário Batista Vieira recebeu em seu gabinete os organizadores do evento para discutir o projeto para a realização do evento.
Participaram da reunião, o subsecretário de Esportes, Renan Cézar, Junior Teixeira e Lei Pipas, que fazem parte da organização do evento, e o chefe de Gabinete, Breno Oliveira.
Conforme o projeto, existem inúmeras brincadeiras e brinquedos que são muito populares hoje em dia e que tiveram sua origem em outras partes do mundo, num passado distante. Atualmente diversas dessas brincadeiras que fazem parte da cultura do nosso povo e integram o folclore brasileiro podem ser utilizadas como instrumentos de integração social. Assim é o caso da pipa ou papagaio que é um brinquedo de fácil e rápida fabricação que voa baseado na oposição entre a força do vento e a corda segurada pelo seu operador, conhecido como “pipeiro”. A pipa é formada por uma estrutura rígida de bambu ou plástico que armada com linhas e fitas adesivas pode suportar um corpo plano de papel, pano ou plástico que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Geralmente as pipas contém uma rabiola, que é um adereço colorido feito de fitas plásticas finas ou de papel que fica preso na parte inferior da pipa para proporcionar estabilidade.

Em Iúna, a pipa é um dos brinquedos mais populares, sendo utilizada por pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, crianças, adolescentes e até adultos. A ideia da realização do evento é garantir o envolvimento da sociedade e o poder público, resgatando a cultura com a utilização da prática da pipa como um instrumento de socialização. A expectativa é que mais de 400 participantes, vindos de várias cidades do estado e também de outros estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro, participem do evento.

Na programação o festival de pipas estão previstos distribuição de pipas e linhas para crianças, sorteio de brindes, recreação infantil com palhaço, pula-pula, distribuição de algodão-doce e pipoca.

7º Festival de Pipas em Iúna acontece em agosto

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 5 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Tiradentes: personalidade importante na luta pela independência do Brasil Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. há 5 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Inscrições para o Concurso Público nº 01/2023 vão até esta terça-feira (16) As inscrições devem ser feiras através do site www.institutoconsulplan.org.br. há 9 dias  •  Prefeitura Municipal